Notícias |20.10.2021

Inea empossa Conselhos Consultivos de três Unidades de ConservaçãoEvento aconteceu na sede do órgão ambiental estadual e foi transmitido ao vivo para dezenas de pessoas pelo YouTube

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) empossou, na tarde desta quarta-feira (20/10), os conselhos consultivos do Parque Estadual da Serra da Tiririca, do Parque Estadual da Costa do Sol e da Reserva Biológica Estadual de Araras. O evento aconteceu no auditório Alceo Maganini, na sede do órgão ambiental estadual e foi transmitido ao vivo para dezenas de pessoas pelo YouTube.

O evento contou com a presença do presidente do Inea, Philipe Campello, e do diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Dirbape), João Eustáquio. Os Conselhos Consultivos têm como principal função garantir a transparência para a gestão das unidades de conservação, além de contribuir para a elaboração e implantação do Plano de Manejo, integração das UCs às comunidades, setor privado, ONGs e poder público, assim como a outras áreas protegidas do entorno.

Tais conselhos reúnem órgãos públicos, instituições de pesquisa, sociedade civil e representantes do setor privado, interessados na adequada implantação e gestão das unidades de conservação. São espaços de diálogo, consultivos ou deliberativos, compostos por diferentes atores sociais, cabendo ao órgão ambiental estadual o papel da Presidência do Conselho e o dever de fornecer as estruturas necessárias ao seu estabelecimento e funcionamento.

O Programa de Fortalecimento de Conselhos, do Inea, supervisiona a criação e a renovação dos conselhos gestores das unidades de conservação administradas pelo instituto, além de sistematizar todo o conteúdo gerado nas reuniões destes conselhos. As ações previstas no programa, como reuniões periódicas, a realização de diagnósticos rápidos participativos (DRP), emissão de posicionamentos quanto ao uso territorial do espaço protegido e ações voltadas ao cumprimento dos objetivos de criação das unidades de conservação, vêm sendo desenvolvidas com empenho e objetivando o fortalecimento da gestão participativa nas UCs, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável.