Notícias |07.08.2020

Inea finaliza retirada de óleo que vazou para lago da Quinta da Boa Vista

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) concluiu, nesta quinta-feira (6/8), a contenção e a retirada do óleo que poluiu um lago na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte da cidade. Nesses três dias de intenso trabalho, os técnicos recolheram, para destinação ambiental adequada, cerca de 40 mil litros de resíduos contaminados (óleo, água oleosa e vegetação contaminada).

Para o trabalho, que começou na quarta-feira (5/8), a equipe instalou barreiras de contenção e de absorção com o objetivo de evitar o alastramento do óleo. Os técnicos coletaram amostras de água para análise e os resultados evidenciaram que o material recolhido apresentava altos teores de óleo e graxas (1.412 mg/l), provavelmente oriundos de um vazamento ou lançamento clandestino nas galerias de águas pluviais, atingindo os corpos hídricos do local. O órgão ambiental estadual investiga a origem desse material.

A Quinta da Boa Vista é um parque municipal localizado no bairro de São Cristóvão. O palácio, morada da família imperial desde a transferência da corte portuguesa (1808) até a Proclamação da República (1889), constitui um grande patrimônio histórico, cultural, paisagístico e arquitetônico da cidade do Rio de Janeiro.