Notícias |06.07.2019

Inea lança cadastro online para guardiões de animais silvestresInstrumento de guarda provisória ajuda a proteger animais que não podem retornar à natureza

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, lança neste sábado (6/7), em comemoração ao Dia Estadual da Fauna, o cadastro online para interessados em obter a guarda provisória de animais silvestres impossibilitados de voltar à natureza. Esse é mais um instrumento de proteção para animais vítimas de comércio ilegal, incêndios florestais, atropelamentos e maus-tratos.

“A pessoa terá a guarda e não a posse do animal. Se um local mais apropriado for encontrado, o Inea poderá transferi-lo, já que não se trata de adoção, mas de uma guarda provisória, cujo objetivo é zelar pelas espécies”, explica o gerente de fauna do Inea, Eduardo Lardosa.

A solicitação pode ser feita pelo portal do Inea, por meio do preenchimento do Termo de Guarda de Animais Silvestres (TAGS). Os interessados também podem se informar pelo site sobre as espécies contempladas pela iniciativa e quais cuidados devem ser tomados.

Após o cadastro, técnicos do Inea vistoriam o local de estadia do animal, a fim de verificar as condições adequadas, antes de conceder a guarda provisória.

Mais informações aqui.