Notícias |05.09.2019

Inea lança obra de recuperação das margens do Rio Jacatirão, em Duque de CaxiasIntervenção contribui para a conservação do curso d’água e representa R$ 2,8 milhões em investimento

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), lançou a obra de recuperação das margens do Rio Jacatirão, nesta quinta-feira (5), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O investimento é de R$ 2,8 milhões.

A solenidade de lançamento contou com a presença do presidente do Inea, Claudio Dutra, do subsecretário de Saneamento Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Omar Kirchmeyer, do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, e do diretor de Recuperação Ambiental do Inea, Jorge Chaves, além de autoridades locais.

“São 2,8 milhões de investimento para beneficiar este trecho do Rio Jacatirão e restaurar esta via, que está fechada há algum tempo. Estamos aqui para mostrar à população que somos servidores a serviço de todo o estado do Rio de Janeiro”, enfatizou o presidente do Inea.

Para o subsecretário de Saneamento Ambiental da Seas, Omar Kirchmeyer, participar do marco de início das intervenções foi uma realização pessoal. “Sou morador e servidor de Caxias. Participar dessa entrega do cheque verde, que é uma forma simbólica do estado destinar recursos aos municípios, é uma realização pessoal. É fundamental que o poder público promova intervenções que melhorem a qualidade de vida das pessoas”, destacou o subsecretário na entrega do cheque verde à localidade.

O evento também marcou a assinatura do contrato da obra, que contempla a elaboração de projeto executivo e os serviços de recuperação de 25 metros de muro de contenção do rio, no trecho da Rua do Chumbo, em Vila Sarapuí, em Gramacho. A obra de recuperação das margens do curso d’água beneficia cerca de 20 mil pessoas na localidade. O prazo de conclusão é no primeiro semestre de 2020.

Fotos: Flávia Rosella