Notícias |12.05.2022

Inea leva “Plantando para o Futuro” à escola municipal de Nova FriburgoA iniciativa do Parque Estadual dos Três Picos estimula a consciência ambiental em crianças e adolescentes

Na última quarta-feira (4/5), o Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), iniciou as atividades do projeto Plantando para o Futuro na Escola Municipal Alcides Brantes, em Nova Friburgo. A ideia é ensinar sobre o meio ambiente e sustentabilidade para as crianças dos colégios em torno do parque localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Cerca de 110 alunos participaram do primeiro evento que contou com a apresentação do projeto e ensino sobre as unidades de conservação e sua biodiversidade. Os estudantes, entre 6 e 15 anos, aprenderão por exemplo a identificar tipos de plantas, a classificá-las como nativa, exótica ou endêmica e a identificar espécie, gênero e família. Além disso, vão tratar as sementes, já semeadas, para, ao fim do projeto, em agosto, plantarem as mudas nas áreas no entorno do parque.

Desde 2018, as escolas no entorno da unidade de conservação desenvolvem o projeto idealizado pelo coordenador de Guarda-Parques Rominique Schimidt, por meio do qual os servidores promovem ações de educação ambiental. Para Schimidt, a iniciativa ajuda a mostrar o valor das unidades de conservação da natureza, além de aproximar a equipe do parque da população na formação de uma geração engajada na preservação ambiental.

“Esse trabalho permite que as crianças olhem para a zona de amortecimento e para o parque de forma diferenciada. Nosso objetivo é ensinar a interpretar a riqueza da flora e fauna e, através desse olhar, criar perspectivas e aprendizados que perdurarão por toda a vida dos estudantes”, explica Schimidt.

Sobre o parque

O Parque Estadual dos Três Picos é o maior parque estadual do Rio de Janeiro. Localizado num dos mais expressivos fragmentos da Mata Atlântica, no centro do estado, tem inestimável beleza cênica, com grande número de nascentes e rios, várias cachoeiras, encostas e cumes de montanhas, grande biodiversidade de flora e fauna e formações geológicas diversificadas. A área de mais de 65 mil hectares estende-se em partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.