Notícias |12.12.2018

Inea marca presença em simulado para vazamento de óleo realizado na Baía de GuanabaraO treinamento foi realizado no Porto de Docas do Rio de Janeiro

Uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), participou, nesta terça-feira (11/12), de um exercício Simulado do Plano de Área da Baía de Guanabara para vazamento de óleo. O treinamento foi realizado no Porto de Docas do Rio de Janeiro, nos acessos dos Portões 24 e 30, localizado no bairro Caju, no Rio de Janeiro.

O cenário simulado foi um acidente durante a manobra de atracação, com a ocorrência de abalroamento entre uma embarcação abastecedora no costado da embarcação recebedora, devido à falta de equipamentos de navegação, ocasionando o furo no tanque de uma delas, e posterior vazamento de óleo diesel marítimo na Baía de Guanabara. Foi simulado o vazamento de aproximadamente 80 m³ de óleo diesel, sendo 77 m³ contidos pela barreira e 3m³ vazados para a Baía.

Cerca de 130 funcionários, entre Agências, membros do GRAC e da Rede Salvar, estiveram envolvidos.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC RJ), em parceria com o Comitê do Plano de Área da Baía de Guanabara (PABG), o Inea, Empresas Privadas, o GRAC e a Rede Salvar.

Esse treinamento foi o último Exercício Simulado do Calendário de Eventos alusivos ao Dia Estadual para Redução do Risco de Desastre, celebrado em 29 de novembro e criado com a finalidade de demonstrar à população fluminense a importância da prevenção de desastres.