Notícias |16.01.2020

Inea participa de treinamento do Monitor de SecasEstado do Rio de Janeiro se capacita para participar do programa promovido pela Agência Nacional das Águas

Nos dias 13 e 14 de janeiro, técnicos do Instituto Estadual do Ambiente participaram de treinamento ministrado pela Agência Nacional das Águas e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) para atuar no Monitor de Secas. O programa existe há cinco anos no Nordeste e agora está sendo difundido para outras regiões do país.

Com este treinamento, o estado do Rio de Janeiro se prepara para aderir ao programa e atuar como gerador de dados e validador dos mapas de seca. A equipe que participou da capacitação fará testes nos próximos três meses para estar apta a realizar ações que incluem a geração e disponibilização de dados em escritório e a validação da situação de seca no estado com base em observações de campo sobre impactos na vegetação, agricultura, disponibilidade hídrica, dentre outros fatores.

Participaram do treinamento técnicos da Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental (DISEQ), responsável técnica pela ação dentro do Inea, e da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (DIBAPE), que auxiliarão no monitoramento das secas com informações de campo obtidas pelo guarda-parques nas unidades de conservação administradas pelo instituto, além de técnicos da Emater, instituição parceira do instituto que também auxiliará nas ações de observação em campo, com foco na agricultura.