Notícias |17.09.2021

Inea participa do #CleanUpDay junto a 180 paísesEvento anual é chamado para um mundo livre de resíduos

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio de diversas unidades de conservação, promoverá, no próximo sábado (18/9) do World Clean Up Day, conhecido no Brasil como Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. Criado em 2008 na Estônia, o movimento reúne 180 países participantes e já mobilizou mais de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo.

A iniciativa é um chamado para a limpeza do planeta que está sufocado com a grande quantidade de lixo. “Esperamos resultados positivos desta ação. Além de promover a limpeza de nosso patrimônio natural, é uma ótima oportunidade para disseminarmos a educação ambiental por meio de nossas unidades de conservação”, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

O evento, que acontece anualmente, tem por objetivo conscientizar a população mundial sobre o problema dos resíduos sólidos no planeta. Na edição de 2019, por exemplo, somente nas enseadas das Estrelas e do Saco do Céu, em Ilha Grande, foram recolhidos mais de 900 quilos de lixo.

Participarão da ação este ano o Parque Estadual da Lagoa do Açu, o Parque Estadual da Serra da Tiririca, a Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, a Reserva Biológica Estadual Praia do Sul, a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga e a Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá. A programação de cada unidade de conservação para o #CleanUpDay está disponível nos cards abaixo: