Notícias |12.09.2019

Inea participa simulado de atendimento a emergências ambientais no Porto de Sepetiba A iniciativa faz parte do Ciclo de Acompanhamento das Atividades de Pós-licença, projeto em fase de implementação no Inea

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Diretoria de Pós-licença, participou nesta quarta-feira (11/9), de simulado de atendimento para acidentes ambientais, com produtos perigosos e inflamáveis, realizado no Porto de Sepetiba, na zona oeste da cidade.

O objetivo do treinamento foi aprimorar a atuação em casos de emergências ambientais. O diretor de Pós-licença do órgão ambiental estadual, Sérgio Câmara, acompanhou a atividade.

Com duração de uma hora e meia, o treinamento consistiu em simular, em contêineres, escape de produtos inflamáveis (gás e fogo) e também de produtos químicos, e a adoção dos procedimentos necessários para controlar e eliminar o incidente, com a devida agilidade. A atividade também abrangeu o simulado de descontaminação dos equipamentos.

Para o diretor de Pós-licença, esse tipo de treinamento é importante para aprimorar a aplicação dos planos de emergência em acidentes. “É uma forma de prevenir perigos em cenários controlados. Tudo isso faz parte do acompanhamento do licenciamento do Inea”, afirmou Câmara.

Ciclo de Acompanhamento

A iniciativa faz parte do Ciclo de Acompanhamento das Atividades de Pós-licença, projeto em fase de implementação no Inea. “A finalidade é testar os Planos de Emergência Individual de empresas, que trabalham com produtos perigosos. Os simulados têm o propósito de avaliar a atuação em situações de risco de acidentes e corrigir eventuais erros que forem cometidos, durante o treinamento, e assim garantir mais eficácia no atendimento a este tipo de situação”, disse o gestor da Gerência de Operações em Emergências Ambientais do Inea, Luciano da Costa Neto.