Notícias |19.11.2021

Inea prepara programação especial para os 47 anos da Rebio GuaratibaAniversário da Reserva Biológica contará com parceiros como AquaRio, Exército Brasileiro, Empraba, Gbio Tra, Bioparque, Projeto Uçá e Comlurb

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) preparou programação especial em comemoração aos 47 anos da Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (RBG), localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Embora o aniversário da unidade de conservação aconteça no dia 20/11, as comemorações irão até o mês de dezembro com parcerias com a Gbio Tra, com o AquaRio, com o Exército Brasileiro, com o Projeto Uçá, com a Embrapa e com a Comlurb, dentre outros.

O dia 20/11 irá começar com um café da manhã na sede do RBG aberto ao público, seguido de uma oficina de horta que será ministrada pelo corpo funcional da unidade de conservação e parceiros. Além da educação ambiental, o objetivo da ação é integrar a comunidade local com a reserva e com a biodiversidade local,

Já na sexta-feira (26/11), os servidores do Inea terão a oportunidade de passar o dia todo conhecendo a RBG por meio do programa “Vivendo Nossas UCs”. Dentre as atividades previstas, estão uma visita ao radar meteorológico do instituto, um passeio de barco pelo manguezal e trilhas interpretativas. Os participantes que se inscreveram também terão a oportunidade de conhecer o Sítio Roberto Burle Marx, reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A maior comemoração acontecerá no dia 10/12, quando a equipe da Rebio fará uma ação de restauração e educação ambiental com moradores do entorno da unidade de conservação em parceria com o Inea, com o AquaRio, com a Gbio Tra, com o Projeto Uçá, com o Instituto Conhecer para Conservar e com o BioParque do Rio. O Centro Tecnológico do Exército (CTEx), além de montar as tendas do evento, fará uma apresentação de todo o trabalho desenvolvido pela órgão. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), participará apresentando os trabalhos de pesquisa científica que desenvolve. Já a Comlurb, levará suas atividades de educação ambiental, além de auxiliar em um mutirão de limpeza na RBG e recolher todos os resíduos gerados pelo evento.

A programação também conta com passeios de barcos, oficinas de educação ambiental, exposição de fotos, trilhas interpretativas e um café da manhã. Todos os eventos obedecerão aos protocolos de segurança contra a Covid-19 para preservar a saúde dos participantes.

Sobre a unidade de conservação

A Reserva Biológica de Guaratiba está localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, entre Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba. Protege, desde a década de 1970, importante remanescente de manguezal na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, associado à Baía de Sepetiba.

Trata-se de ecossistema de grande valor ambiental, econômico e social, por oferecer inúmeros serviços ambientais, dentre os quais a manutenção da diversidade biológica, a oferta de pontos de repouso e alimentação para diversas espécies de aves migratórias e a prevenção de inundações, além de servir como fonte de matéria orgânica para águas adjacentes, constituindo a base da cadeia trófica de espécies de importância econômica e ecológica.

Por se tratar de uma reserva biológica, da categoria de unidades de conservação de proteção integral, a RBG só admite visitação de cunho educacional e de pesquisa científica.