Notícias |20.09.2019

Inea promove Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias nas unidades de conservaçãoAs atividades começaram nesta quinta-feira e seguem até este sábado

Em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (21/9), o World Cleanup Day, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, promove mutirões de limpeza em unidades de conservação do estado, com objetivo de estimular a conscientização e a preservação ambiental.

Nesta quinta-feira (19/9), o mutirão aconteceu na Ilha Grande, nas enseadas das Estrelas e do Saco do Céu. Foram recolhidos 900 quilos de lixo de praias, encostas e do fundo do mar. A ação realizada pelo Parque Estadual da Ilha Grande, contou com a participação da Brigada Mirim da Ilha Grande e de voluntários mergulhadores.

Nesta sexta-feira (20/9), no Dia Internacional da Limpeza de Praias, o Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG), em parceria com o Projeto TAMAR, realiza uma mobilização para limpeza da Praia de Farol, a partir das 9h.

Já no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Maricá e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (REEJ) promovem atividades para celebrar a data. Na APA Maricá, a partir das 9h, haverá um mutirão para a limpeza da praia de Ponta Negra. Já na REEJ, em parceria com a Prefeitura de Paraty, será feita a limpeza de praias e trilhas, no lado peninsular do Saco do Mamangá.

No sábado (21/9), o Parque Estadual da Serra da Tiririca e a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex Itaipu), em Niterói, também participam de um mutirão de limpeza de resíduos sólidos na Praia e na Laguna de Itaipu, em apoio à Prefeitura de Niterói.

O World Cleanup Day é comemorado mundialmente no dia 21 de setembro e tem o objetivo de conscientizar sobre o problema dos resíduos sólidos no mundo.

Serviço:

Parque Estadual da Lagoa do Açu
Quando: sexta-feira (20/9); às 9h
Onde: Em frente à Igreja Nª Senhora dos Navegantes, Vila do Sol – Orla do Farol de São Tomé, no Parque Estadual da Lagoa do Açu

Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Maricá
Quando: sábado (21/9); às 9h
Onde: Praia de Ponta Negra, Maricá – Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Maricá

Reserva Ecológica Estadual da Juatinga
Quando: sábado (21/9)
Onde: Lado Peninsular do Saco do Mamangá, na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga

Parque Estadual da Serra da Tiririca e Resex Itaipu
Quando: Sábado (21/9); das 8h às 12h.
Onde: O ponto de encontro será na Praia de Itaipu, em frente ao estacionamento das Amendoeiras