Notícias |24.06.2022

Inea promove edição do Vem Pedalar RJ na Serra das ArarasO trajeto percorrerá estradas da Zona de Amortecimento da Rebio Araras

No próximo dia 9/7, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverá mais uma edição do programa Vem Pedalar RJ, desta vez na Reserva Biológica Estadual de Araras, com roteiro que passará pela nascente do Rio da Cidade, na Bacia do Piabanha. O evento, que tem como objetivo estimular a visitação da comunidade às unidades de conservação por meio de passeios ciclísticos, contará com um percurso de nível moderado de 23 km.

O trajeto percorrerá estradas da Zona de Amortecimento da Rebio Araras em área de mananciais, passando pelo Poço Negro e Poço do Rocio. Serão 4h30 de duração, com início às 8h e o ponto de encontro é no Posto Brazão, às margens da rodovia BR-040.

Os participantes deverão estar no local de largada com pelo menos uma hora de antecedência, onde serão dadas as instruções finais. É obrigatório o uso de capacete e vestuário apropriado para a prática de ciclismo durante toda a realização da prova.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do link disponível aqui. Os interessados podem tirar dúvidas pelo telefone: (24) 2225-1975. Menores de 16 anos somente poderão participar com autorização dos responsáveis.

Programação
8h – Credenciamento
8h30 – Partida: Posto Brazão
9h15 – Primeira parada: Poço Negro
9h40 – Segunda parada: Poço do Rocio
11h – Chegada ao ponto de retorno
11h30 – Retorno ao ponto inicial
13h – Encerramento

Endereço: Posto Brazão – Rede Saraiva (Sentido Rio de Janeiro)
BR040, Km 70,5 N° 7500 – Fazenda Inglesa/RJ, CEP: 25725-635

Sobre a reserva
A Reserva Biológica Estadual de Araras foi criada em 1977, e abriga e protege diversas espécies raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e da flora, em seus 3.862 hectares de Mata Atlântica nos municípios de Petrópolis e Miguel Pereira. Lá são protegidas cerca de 110 nascentes e 100 km de extensão de cursos hídricos. A reserva somente recebe visitas de cunho educacional ou para a realização de pesquisas científicas, mediante autorização prévia.