Notícias |12.05.2022

Inea promove reunião com comunidade caiçara atingida pelas chuvas em Ilha GrandeGrandes precipitações no mês de Abril deixaram casas interditadas no local

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG) e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Estadual do Aventureiro, realizou, nesta terça-feira (10/5), reunião com moradores que tiveram suas casas comprometidas pelas fortes chuvas na região. O encontro contou também com a participação de representantes da Defesa Civil e da Prefeitura de Angra dos Reis.

A região da Reserva do Aventureiro foi uma das mais castigadas pelas fortes chuvas em abril deste ano, o que deixou diversas moradias com a segurança comprometida. Segundo a Prefeitura e a Defesa Civil, uma nova empresa será contratada para emitir um laudo a respeito das intervenções que podem ser feitas nas casas interditadas.

“Estamos focados em encontrar um local seguro para que a comunidade caiçara possa ser alocada, algo que só pode ser feito com o laudo da Defesa Civil. Queremos viabilizar uma alternativa mais rápida para atender esses moradores tradicionais que fazem parte da história do local”, explica o gestor do PEIG, Cláudio Barcellos.

Sobre a RDS do Aventureiro

Criada por meio da Lei nº 6.793 de 28 de maio de 2014, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Estadual do Aventureiro é composta por uma porção terrestre e outra marinha, com o objetivo conciliar a preservação dos ecossistemas locais com a cultura caiçara. Além disso, é missão da unidade de conservação valorizar os modos de vida tradicionais, assim como as práticas em bases sustentáveis desenvolvidas pela população tradicional beneficiária da unidade.