Notícias |11.09.2017

INEA realiza campanha informativa sobre qualidade do arPara esta atividade cerca de 150 alunos foram capacitados anteriormente para atuarem em mais esta campanha.

Em comemoração ao dia interamericano da qualidade do ar foi realizada em 31 de agosto, mais uma campanha em prol da melhoria da qualidade do ar. Os alunos da escola Padre Dr. Francisco da Motta acompanhados pelos professores e funcionários do Inea realizaram uma caminhada da escola até o Museu do Amanhã distribuindo cartilhas temáticas.

Durante o percurso foram feitas abordagens aos comerciantes, motoristas, turistas e frequentadores da área. Acompanhados de funcionários da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Inea, além de professores, os estudantes distribuíram cartilhas sobre o monitoramento da qualidade do ar, realizado pelo Inea.

Para esta atividade cerca de 150 alunos foram capacitados anteriormente para atuarem em mais esta campanha. Os alunos assistiram à palestra e vídeos sobre o tema para atuarem como multiplicadores de informações sobre a qualidade do ar.

Os alunos puderam repassar ao público local informações sobre o histórico da poluição do ar, as principais fontes de emissões, aos efeitos dos poluentes na saúde da população, o monitoramento e o controle realizado pelo Inea, além de orientar sobre algumas atitudes que podem ser adotadas pela população para contribuir com a redução da poluição do ar.

O Dia Interamericano de Qualidade do Ar foi criado em agosto de 2002 pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDS) com o objetivo de estimular o debate sobre a poluição do ar, envolvendo emissões atmosféricas veiculares, industriais, queimadas, além de mudanças climáticas, redução da camada de ozônio, entre outros temas relacionados à qualidade do ar.