Notícias |14.01.2021

Inea realiza plantio de mudas no Parque Estadual da Pedra Branca, em Guaratiba

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio do Movimento Trilha Transcarioca, realizou, no último sábado (9/1) o plantio de espécies nativas em trecho da Trilha Transcarioca do Parque Estadual da Pedra Branca, em Guaratiba, na zona oeste da cidade. Para a atividade foram mobilizados 35 voluntários que realizaram o plantio de 50 mudas, dentre as quais, pitanga, aroeira, jaracatiá, embaúba, guarajuba, paineira, guapuruvu, e ingá.

A ação foi realizada obedecendo o protocolo de segurança para preservar a saúde dos participantes, como o uso obrigatório de máscara, assepsia das mãos com álcool em gel e o distanciamento entre os participantes.

Com 12.393 hectares de área, o Parque Estadual da Pedra Branca é considerado uma das maiores florestas em área urbana do mundo. A unidade de conservação abrange partes de 17 bairros da zona oeste do Rio, dentre eles  possui Jacarepaguá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Bangu e Realengo.A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo