Notícias |12.11.2020

Inea realiza visita técnica às obras de revitalização da Lagoa de Piratininga Licença ambiental concedida pelo instituto contemplou a implantação de praças flutuantes e jardins filtrantes na região

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), João Eustáquio, visitou na manhã desta quinta-feira (12/11) as obras de revitalização da Lagoa de Piratininga, um dos mais importantes ecossistemas lagunares de Niterói. A inspeção contou com a presença do deputado estadual Gustavo Schmidt e de representantes da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj.

Em agosto deste ano, o Inea concedeu a Autorização Ambiental que permite o início das intervenções. O documento emitido pelo instituto contempla a implantação de praças flutuantes e jardins filtrantes na região. A implantação de jardins filtrantes consistirá no uso de diferentes filtros plantados com espécies nativas regionais, especialmente projetados para remediar a poluição recebida, por meio da ação natural das plantas.

A entrega faz parte do esforço do Inea em dar maior celeridade na tramitação dos processos de licenciamento ambiental sem causar impacto na tutela ambiental e na intensidade do controle estadual. O foco é a simplificação e a racionalização dos procedimentos de licenciamento e de controle ambiental, mantendo a proteção ao meio ambiente.