Notícias |24.05.2023

Inea reprime fornecimento clandestino de água em Búzios, na Região dos LagosSeis poços artesianos foram lacrados e uma ligação irregular de água foi interrompida

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, realizou, na última terça-feira (23/5), uma ação para reprimir extração ilegal de água no município de Búzios, na Região dos Lagos. A operação foi desencadeada a partir de denúncia recebida pelo órgão ambiental estadual, e contou com apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm).

Na localidade conhecida como Cem Braças, no bairro Tucuns, os técnicos e os agentes flagraram uma propriedade com seis poços artesianos de onde era extraída água para fins de comercialização sem a devida outorga pelo seu uso. A equipe também encontrou uma ligação clandestina de água. Os poços foram lacrados e a ligação irregular de água foi interrompida.

A água obtida de forma ilegal era armazenada em caminhões-pipa para abastecimento de bares, restaurantes e pousadas. No momento da operação, não havia ninguém no local.

Além da procedência duvidosa, podendo representar um risco à saúde se for consumido, a captação de água de forma irregular também pode impactar de forma negativa no meio ambiente.

“Estamos intensificando a nossa atuação para frear a atuação de infratores ambientais. A captação de água sem a outorga é ilegal e vamos continuar combatendo essa atividade. A colaboração da população é fundamental neste trabalho que pode nos ajudar denunciando irregularidades contra o meio ambiente”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.

A outorga é um documento emitido pelo Inea que permite ao interessado o direito de uso dos recursos hídricos por um prazo determinado. Consiste em uma etapa do processo de regularização, fundamental para que o órgão conheça a quantidade de água consumida, sua procedência e formas de uso. Mais informações sobre outorga podem ser obtidas no portal do órgão ambiental estadual: www.inea.rj.gov.br