Notícias |02.06.2023

Inea sedia a 2ª Temporada de Montanha de Visconde de MauáO evento buscou reunir moradores, visitantes e praticantes do montanhismo

O Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi palco da 2ª Temporada de Montanha de Visconde de Mauá (TMVM). Entre os dias 26 a 28/5, o evento reuniu mais de 500 pessoas no centro de visitantes do PEPS e contou com uma programação repleta de atividades voltadas para os apaixonados por montanhismo, esporte pelo qual o município é conhecido.

Durante a segunda edição, a TMVM contou com diversas atividades ambientais de cunho educativo e esportivo, nas quais os participantes puderam realizar desde trilhas guiadas até a observação de pássaros. O destaque foi para a inauguração do muro de escalada do PEPS, que servirá como um incentivo para o montanhismo para todas as pessoas que tenham interesse, independente de idade, e para apoiar o ecoturismo na região.

Segundo o presidente do Inea, Philipe Campello, o Parque Estadual da Pedra Selada tem colaborado com o aumento do montanhismo na região, o que demonstra a importância de eventos deste porte. “O turismo responsável e seguro é uma das ferramentas necessárias para o desenvolvimento das nossas unidades de conservação. Por meio do montanhismo, conseguimos, ainda, sensibilizar a população para que todos entendam a importância da biodiversidade do Rio de Janeiro”, complementou o presidente.

No dia 26/5, de maneira simultânea, trilhas de diferentes dificuldades foram organizadas, além de oficinas sobre temas como plantas alimentícias não convencionais (PANCs), recuperação de nascentes e caminhada geológica. No início da noite, o evento contou também com uma corujada, atividade que consiste em observar aves de hábitos noturnos.

Com o grupo musical Maracatu Águas de Oxalá para animar o evento, a programação do dia 27/5 fugiu do tradicional e teve a participação da Feira da Terra, composta por produtores locais de Visconde de Mauá que puderam expor trabalhos de artesanato, produtos agroecológicos e alimentos orgânicos. No último dia da TMVM (28/5), o encerramento aconteceu com um fórum que buscou debater os desafios da montanha como ambiente democrático e organizado para as atividades de lazer.

A 2ª Temporada de Montanha teve como objetivo principal fortalecer e reviver a cultura de montanha dentro da comunidade local da região turística de Visconde de Mauá, trazendo as diversas perspectivas existentes neste ambiente especial, expostas em atividades educacionais, esportivas e ambientais.

Sobre a unidade de conservação

Com aproximadamente oito mil hectares, o Parque Estadual da Pedra Selada abrange partes dos municípios de Resende e Itatiaia e também uma região do Médio Vale do Paraíba do Sul fluminense da Serra da Mantiqueira. Tem como principal atrativo turístico o pico da Pedra Selada, com 1.755 metros de altitude, de onde é possível ter uma visão de 360 graus do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, incluindo o Pico das Agulhas Negras além de uma bela vista do Rio Preto que faz a divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.