Notícias |25.10.2017

Inea volta à região com a triste missão de devolver ao mar baleia encontrada morta em Arraial do CaboDepois de mais de 20 horas de operação animal não resistiu

Apesar de todos os esforços das equipes de técnicos e biólogos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e de todos que participaram do mutirão de resgate, a baleia que foi devolvida ao mar no domingo (22/10) em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, após ficar mais de 20 horas encalhada, foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (24/10), presa nas pedras, no costão do Praia.

O trabalho de resgate do mamífero acabou sendo prejudicado em função da maré e da localização do mesmo. Chegar ao ponto onde a baleia estava foi um risco para as equipes do Instituto Estadual do Ambiente, mas novamente o protocolo para resgatá-lo foi seguido e realizado.

A equipe do Instituto Estadual do Ambiente levou o animal morto para alto mar, em uma região apontada pela Marinha como segura para a navegação.

A morte do filhote, apelidado pelos moradores de “Juju”, entristeceu as equipes de salvamento. Mas, o balanço final da operação foi positivo. A criação pelo Inea, há dois meses, de um Protocolo de Salvamento de Baleias, após o aparecimento repetido de vários cetáceos no litoral do Estado do Rio, foi considerada um grande avanço nesta operação por técnicos e especialistas do órgão ambiental.

“Um grupo de trabalho criado recentemente, pelo Inea, com a participação de diversos órgãos e entidades, dentre eles a Defesa Civil Estadual, a UERJ, a Capitania dos Portos e o Aqua-Rio, tem se empenhado na criação de um protocolo que irá nortear as ações técnicas necessárias, como a identificação das baleias encalhadas, os procedimentos para mantê-las vivas e os casos pós-mortem. A união de todos em torno deste projeto já demonstrou resultados positivos no último episódio envolvendo o encalhe da baleia jubarte em Arraial do Cabo. Hoje, já temos uma situação bem diferente daquela ocorrida há dois meses. A partir de uma completa articulação, bem mais eficiente, entre os técnicos, apoiados pelos seus órgãos, agindo de forma rápida, e eficaz, levando à devolução da baleia ao mar”, afirmou o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marcus Lima.

A operação de resgate durante o fim de semana já contou com a execução do Protocolo de salvamento de baleias e aconteceu de forma integrada. O Inea solicitou maquinário e acionou a Marinha, a Capitania dos Portos, o Corpo de Bombeiros e demais parceiros.

“Nada foi em vão, apesar do óbito do animal. De certa forma, através das equipes técnicas aprimoramos todo o protocolo de desencalhe de baleias. Mas o animal é grande e sensível. Biólogos e veterinários falaram que isso poderia acontecer a qualquer momento. Mas a Juju veio para aumentar ainda mais a parceria entre os entes envolvidos e nos mostrar que o grupo SOS Baleias está agindo da maneira correta”, declarou a Superintendente Regional Lagos São João do Instituto Estadual do Ambiente, Márcia Simões Mattos.​