Notícias |14.01.2021

Instituto Estadual do Ambiente comemora 12 anos de gestão pública ambientalLançamento de cadastro online para catadores, novas publicações e homenagem a servidores marcam o aniversário do órgão

Referência nacional na gestão pública ambiental, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), comemorou nesta quarta-feira (13/1) 12 anos de existência com evento na sede do órgão, no Centro do Rio, no qual lançou duas novas publicações, homenageou servidores e apresentou o Cadastro Estadual de Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis.

A cerimônia de aniversário do principal órgão executivo das políticas de meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro foi realizada no auditório Alceo Magnanini, que teve capacidade reduzida, por conta da pandemia. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do órgão no YouTube.

Para o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, o espírito do Inea é valoroso e especial, e perpassa as gestões e governos. Pampolha destacou a importância de reconhecer e demonstrar respeito por toda a história dos órgãos anteriores que formaram o instituto e por seu corpo técnico. “Agora nós precisamos olhar para frente. Nós temos uma missão: fazer acontecer em 2021, acelerar as entregas na nossa principal atividade, que é a preservação ambiental do patrimônio do Estado do Rio de Janeiro, além de buscar projetos que estimulem os cuidados com as nossas riquezas naturais”, acrescentou Pampolha.

O presidente do Inea, Philipe Campello, parabenizou os servidores e agradeceu a oportunidade de fazer parte da história do órgão ambiental. “O corpo técnico do Inea é um dos mais qualificados e experientes do Poder Público e tem a habilidade única de transformar os desafios em oportunidades. Reforço meu compromisso com vocês de que trabalharemos lado a lado para zelar pelo patrimônio natural fluminense”, afirmou Campello.

O Inea foi instalado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em 12 de Janeiro de 2009, por meio do Decreto nº 41.628, a partir da fusão de três órgãos: Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema), Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e Instituto Estadual de Florestas (IEF). O instituto surgiu com a missão de proteger, conservar e recuperar o patrimônio ambiental do Estado do Rio de Janeiro, sendo um órgão gestor ambiental de referência e exercendo um papel estratégico no desenvolvimento sustentável fluminense.

Lançamentos

A cerimônia realizada na sede do órgão, no Centro do Rio, teve como destaque o lançamento de duas publicações e de uma nova ferramenta digital que beneficiará catadores de materiais recicláveis em todo o território fluminense.

O Cadastro Estadual de Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis permitirá que organizações representativas estejam mais próximas dos grandes geradores de resíduos. A formulação do sistema contou com a contribuição fundamental dos catadores de materiais recicláveis na fase de testes onde puderam sugerir melhorias ao sistema, demonstrando maior envolvimento da população na execução de políticas estaduais.

“O cadastro foi construído com a participação de quem efetivamente vai ser o maior beneficiário dessa política pública ambiental”, afirma o subsecretário de Saneamento Ambiental, Sérgio Mantovani.

Na mesma linha, os órgãos ambientais lançaram a cartilha “Estudo da Caracterização Gravimétrica de Resíduos Sólidos Urbanos”, que visa atender aos gestores e técnicos que lidam diretamente com a gestão dos resíduos sólidos nos municípios fluminenses. A publicação está disponível no site do Inea.

Houve ainda o lançamento da nova edição da Revista Ineana, periódico que valoriza o conhecimento técnico produzido pelo corpo funcional do Inea. A publicação conta com trabalhos de especialistas do instituto e de colaboradores externos. “A Ineana é construída principalmente com o trabalho de todos nós, técnicos do Inea, com o objetivo de divulgar para a sociedade todo o nosso conhecimento e estimular o debate das questões ambientais do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a diretora-adjunta de Gente e Gestão, Thaís Ferreira.

Homenagens

O ponto alto da comemoração foram as homenagens a servidores que marcaram a história e construíram o órgão ambiental. Angélica Martins Oliveira, Antônio Carlos Freitas de Gusmão, Edimilson Justino, Eduardo Ildefonso Lardosa, José Quirino Matos e Mário Ribeiro de Souza receberam menção honrosa do secretário Thiago Pampolha e do presidente Philipe Campello pelo trabalho e dedicação à causa ambiental ao longo de décadas.

Para Antônio Carlos Gusmão, a constante renovação do corpo técnico é um ponto positivo que mantém o órgão vivo e atualizado. “Ao longo das gestões, conseguimos manter o grupo antigo de colegas sempre entrosados com os servidores novos. Essa interação é muito interessante”, comenta Gusmão.