Notícias |14.01.2021

Instituto Estadual do Ambiente lança nova edição da Revista Ineana A publicação técnica está disponível para download no site do órgão ambiental

Em comemoração ao aniversário de 12 anos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o órgão ambiental lançou nesta quarta-feira (13/1) a nova edição da Revista Ineana. A publicação digital, produzida em meio à pandemia e disponível no site do instituto, aborda diferentes questões ambientais, como a gestão de resíduos sólidos, o monitoramento da qualidade do ar e o licenciamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro.

“O ano que passou, além de demonstrar a importância da ciência e da informação como fundamentais para a formação de uma consciência crítica, transformou o modo como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente acompanharam esse movimento reinventando e adaptando suas formas de atender as demandas da sociedade”, explica o presidente do Inea, Philipe Campello Costa Brondi da Silva.

Esta edição da Revista Ineana conta com quatro artigos. Sobre os efeitos adversos da disposição inadequada dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS), este número da públicação traz o artigo “Plano de Gestão Municipal de Resíduos de Serviços de Saúde: riscos e estratégias para os municípios do Estado do Rio de Janeiro”. Com tema afim, o artigo “Panorama da regulamentação de logística reversa de Resíduos Sólidos nos estados da Região Sudeste do Brasil” apresenta um cenário do avanço dos instrumentos de regulação dos sistemas de logística reversa nos estados da Região Sudeste do país.

A respeito da qualidade do ar, outro tema que ganhou destaque durante a pandemia, o artigo “Poluição por veículos pesados: as ações de controle efetuadas pelo Inea” mostra que a atuação do instituto com relação aos veículos pesados (ônibus e caminhões de ciclo diesel) tem sido exitosa. Já o quarto e último artigo desta edição, “Governança de indicadores e metas de desempenho no licenciamento ambiental do Estado do Rio de Janeiro: uma avaliação de impacto”, analisa o efeito da implantação da governança de indicadores e metas de desempenho no procedimento de análise dos requerimentos de licenciamento ambiental recebidos pelo órgão fluminense.

A nova edição da Revista Ineana está disponível em: https://www.inea.rj.gov.br/publicacoes/publicacoes-inea/ineana/

Sobre a revista

A Revista Ineana está aberta para o envio de artigos de técnicos e pesquisadores da área de meio ambiente para os próximos números da publicação. São aceitos trabalhos resultantes de ações de pesquisa e extensão universitária nas áreas de meio ambiente, recursos hídricos e recursos florestais. A revista conta com a classificação B5 no Qualis Capes, que classifica a qualidade dos artigos stricto sensu e das pesquisas científicas.

Entre os temas que podem ser abordados, estão: educação ambiental, biodiversidade e áreas protegidas, energia sustentável e fontes alternativas, além de políticas públicas e meio ambiente. Os artigos devem seguir a política editorial e as normas de publicação da revista, e serem enviados para o e-mail: inea.gepat@gmail.com.