Notícias |04.09.2020

Instituto Estadual do Ambiente promove webinar sobre Soluções baseadas na Natureza para as cidadesEvento virtual da Universidade do Ambiente reunirá especialistas em debate sobre infraestrutura verde, paisagismo ecológico e planejamento urbano sustentável

Como trazer a natureza para dentro das cidades e assim proporcionar o bem-estar humano, maior resiliência frente aos eventos climáticos e benefícios à biodiversidade? Para debater esta e outras questões ligadas ao planejamento urbano sustentável, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Universidade do Ambiente, promove na sexta-feira (11/9), das 10h às 12h, o webinar “Soluções baseadas na Natureza (SbN) para as cidades: Panorama geral e experiências no Brasil e no mundo”. A presidente do Inea, Diane Rangel, participará do debate.

O encontro virtual reunirá especialistas em infraestrutura verde, paisagismo ecológico e cidades sustentáveis, que abordarão as bem sucedidas experiências no Brasil e no mundo a respeito da inserção de medidas inspiradas, apoiadas ou copiadas da natureza. Os interessados em participar deverão se inscrever até 17h do dia 10/9, por meio do link: http://bit.ly/webcidades

A primeira palestra será conduzida por Paulo Pellegrino (FAU/USP), que apresentará exemplos de aplicação de conceitos de Soluções baseadas na Natureza em projetos de infraestrutura verde. Em seguida, a arquiteta e urbanista Daniela Rizzi (ICLEI Europa) falará sobre as experiências e políticas internacionais sobre a temática e sobre o papel do Programa Europeu H2020 para engajar cidades a trabalharem com SbN.

A diretora geral da Phytorestone no Brasil, Lilian Hengleng, por sua vez, apresentará casos de sucesso de SbN e comentará sobre o panorama do mercado ambiental no Brasil. O encontro contará com a participação e moderação da paisagista urbana e professora da PUC-Rio, Cecília Herzog.

O evento emitirá um certificado a todos os participantes.

Em destaque