Notícias |21.11.2022

Instituto Estadual do Ambiente realiza cursos de manejo e resgate de fauna e manejo de animais peçonhentos em MangaratibaAs capacitações ocorreram por meio da parceria entre Parque Estadual Cunhambebe e Vale

Nesta semana, nos dias 16 e 17/11, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou o curso de Manejo e Contenção de Animais Silvestres e o curso de Manejo de Animais na sede do Parque Estadual Cunhambebe, em Mangaratiba. A capacitação ocorreu no âmbito do acordo de cooperação entre o Inea e a Vale, que visa a adoção de medidas de apoio nas atividades de proteção ecossistêmica da área de abrangência dos unidade.

Na quarta-feira (16/11), cerca de 41 participantes tiveram aula teórica e prática sobre as principais espécies peçonhentas, o uso de equipamentos de proteção individual para evitar acidentes com picadas, formas de manejo de serpentes e noções de primeiros socorros. Além disso, a capacitação destacou a importância ecológica desses animais e a necessidade de boa relação com todas as espécies da natureza.

Já na quinta-feira (17/11), cerca de 37 participantes aprenderam sobre o manejo e contenção de animais silvestres. A aula foi dividida em teoria e prática e contou com as medidas e equipamentos de seguranças necessários para o manejo, a importância da fauna para o equilíbrio ecossistêmico e as definições acerca dos animais silvestres, exóticos, domésticos e sinantrópicos.

“O curso teve como intenção a capacitação de técnicos, colaboradores de outras UCs, instituições ambientais e moradores do entorno sobre o manejo de animais peçonhentos e silvestres, suas contenções e formas de resgate. As aulas foram dinâmicas, agregando mais conhecimento às equipes e proporcionando um ambiente de trocas”, destacou a gestora do Parque Estadual Cunhambebe, Ana Carolina Maia.

Estiveram presentes parceiros das comunidades do entorno da sede do parque, o Grupamento de Proteção Ambiental de Mangaratiba, a Secretaria de Meio Ambiente de Itaguaí, a Defesa Civil de Mangaratiba, equipe da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, monitores e coordenadores ambientais, 4° Unidade da Polícia Ambiental, representantes do Instituto Boto Cinza e representantes dos condomínios do entorno da sede.