Notícias |11.09.2020

Instituto Estadual do Ambiente reúne centenas de participantes em encontro online sobre Soluções Baseadas na NaturezaO webinar está disponível na íntegra no YouTube do órgão ambiental estadual

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Universidade do Ambiente, realizou na manhã desta sexta-feira (11/9), o webinar “Soluções Baseadas na Natureza para as Cidades”. O debate que teve mais de 800 inscritos, reuniu especialistas em infraestrutura verde, paisagismo ecológico e cidades sustentáveis que abordaram as bem sucedidas experiências no Brasil e no mundo a respeito da inserção de medidas inspiradas, apoiadas ou copiadas da natureza.

A presidente do Inea Diane Rangel saudou todos os participantes e falou sobre a importância do debate para a implantação de políticas públicas. “Apropriar-se da cidade, sentir-se parte da cidade, parte do nosso estado, é fundamental, porque quem ama, cuida. Então é necessário desenvolver e trabalhar esse pertencimento. Quando se busca alternativas em consonância com a natureza, essa questão de pertencimento é ampliada. É fundamental trabalhar as soluções sustentáveis, pois são de longo prazo”, explicou a Diane Rangel na abertura do evento virtual.

A presidente ainda destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Inea com relação ao Plano Estadual de Segurança Hídrica. “Estamos considerando não somente a gestão sistêmica dos recursos hídricos, mas também as soluções baseadas em alternativas não convencionais. Trabalhar nossa segurança hídrica no Rio para garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, é fundamental”, acrescentou.

O encontro contou com a participação e moderação da paisagista urbana e professora da PUC-Rio, Cecília Herzog, além de uma palestra conduzida por Paulo Pellegrino (FAU/USP), que apresentou exemplos de aplicação de conceitos de Soluções baseadas na Natureza em projetos de infraestrutura verde. Em seguida, a arquiteta e urbanista Daniela Rizzi (ICLEI Europa) falou sobre as experiências e políticas internacionais sobre a temática e sobre o papel do Programa Europeu H2020 para engajar cidades a trabalharem com SbN. A diretora geral da Phytorestone no Brasil, Lilian Hengleng, por sua vez, apresentou casos de sucesso de SbN e comentou sobre o panorama do mercado ambiental no Brasil.

Próximos encontros

O webinar “Soluções Baseadas na Natureza para as Cidades” é o primeiro de uma série de encontros que a Universidade do Ambiente vai promover de maneira virtual e aberta ao público em geral. O próximo encontro ocorrerá no dia 21/9 com o tema “Soluções baseadas na Natureza para água, clima e biodiversidade: conceitos experiências e oportunidades”.

Os participantes inscritos puderam acompanhar o evento ao vivo pelo YouTube do Inea. O encontro já está disponível na íntegra no canal do órgão na rede social: https://www.youtube.com/c/InstitutoEstadualdoAmbiente

As informações, bem como o link de inscrição, estarão disponíveis no site do Inea.