Notícias |20.12.2019

Laboratórios do Inea recebem secretário de Meio Ambiente de Iguaba GrandeEquipe apresentou as instalações onde acontecem os testes de balneabilidade do instituto

Os Laboratórios do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) receberam nesta quinta-feira (19/12) o secretário de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Marco Antônio Motta. A visita teve como intuito apresentar a estrutura dos laboratórios do órgão ambiental e mostrar como funciona a análise da balneabilidade, que mede a qualidade das águas de rios e praias fluminenses.

Marco Antonio Motta realizou a visita com a intenção de atestar o trabalho realizado pelo Inea na medição de balneabilidade da Laguna de Araruama, o maior complexo lagunar de água salgada do mundo, com 220 km².

“Eu sou um grande representante do meio ambiente na minha região e um grande defensor do Inea na questão da balneabilidade. Muitas pessoas ainda não acreditam que a laguna está própria para banho, então eu preciso do respaldo do instituto para passar credibilidade, já que o órgão ambiental é formado por um corpo técnico qualificado”, explicou o secretário.

O diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental, Helio Vanderlei, e a equipe da Gerência de Análises Laboratoriais (Gelab) receberam o secretário no complexo localizado no Recreio dos Bandeirantes. Durante a visita, Helio destacou que o os laboratórios do órgão ambiental estão de portas abertas para todos aqueles que tiver interesse de conhecer o monitoramento realizado pelo instituto, desde gestores municipais até estudantes e população em geral. “Como diretor, tenho a responsabilidade de dar transparência ao nosso trabalho e atrair a sociedade para conhecer nossa estrutura”, pontuou o diretor.

Com o selo de qualidade de acordo com a ISO 17025:2017, conforme consta no CRL 1103, norma reconhecida mundialmente e que atesta a precisão e confiabilidade de seus resultados, o complexo realiza cerca de 42 mil análises por ano, atendendo aos projetos desenvolvidos pelos vários setores do órgão ambiental.