Notícias |21.03.2019

Mensagem do presidente do Inea, Claudio Dutra

As florestas e a água são pilares fundamentais de qualquer ecossistema sustentável. Devemos zelar pela preservação de ambos e garantir o acesso a todos, de maneira consciente e responsável. Somos parte de um movimento global que preza pela sustentabilidade e pensa no futuro das próximas gerações. Estar neste grupo, como presidente do Instituto Estadual do Ambiente, é motivo de orgulho.

Esta semana temos duas datas importantes para a pauta ambiental: o Dia Internacional das Florestas (21/03) e o Dia Mundial da Água (22/03), oportunidades para lembrar e refletir sobre a importância delas para o meio ambiente e para a vida de todos.

Aproveito o ensejo para parabenizar o trabalho do Inea na gestão das unidades de conservação do estado, que contribuem para preservar nossas florestas, que abrigam a flora e a fauna locais e que ajudam a tornar nosso ar mais puro. Além disso, os parques estaduais são excelentes opções de lazer e ecoturismo.

O Inea realiza um trabalho incansável para garantir o cumprimento das leis ambientais relativas à questão hídrica, em especial à nossa iniciativa recente do Atlas dos Mananciais de Abastecimento Público do Estado do Rio de Janeiro, através do programa Pacto pelas Águas, que ajudou a definir metas e subsídios para a manutenção destes importantes corpos hídricos.

Nosso trabalho de fiscalização de crimes ambientais também ajuda a garantir água de qualidade para os cidadãos fluminenses.

Que continuemos agindo em prol do meio ambiente e que possamos construir, juntos, um amanhã melhor para todos.