Notícias |13.03.2019

Mutirão de limpeza, promovido pelo Inea, recolhe cerca de 40 quilos de resíduos de área protegida na Baixada FluminenseAção de educação ambiental aconteceu na APA do Alto Iguaçu

Cerca de 50 voluntários, incluindo especialistas em esportes radicais e guias turísticos, participaram de um mutirão de limpeza nas cachoeiras da Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense, no último sábado (9/03). Foram recolhidos cerca de 40 quilos de resíduos, como cacos de vidro e plásticos, das trilhas que levam às cachoeiras e também próximos à água.

A ação ocorreu nas cachoeiras de Xerém, em Duque de Caxias, especialmente no Rio João Pinto, uma das principais fontes de abastecimento de água potável dos bairros da região. A atividade também abrangeu as zonas de amortecimento da Reserva Biológica do Tinguá.

“O mutirão realizado em nossa Unidade de Conservação é de suma importância, pois a atividade de educação ambiental sensibilizou os presentes sobre a importância da destinação adequada dos resíduos, preservando o local”, resume a gestora da Área de Proteção Ambiental, Erica Sodré.

Com 22.109 hectares, a APA do Alto Iguaçu abrange partes dos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo, na Baixada Fluminense.