Notícias |05.06.2019

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea inauguram Espaço Convivência SustentávelEvento foi marcado pela assinatura de termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Educação para implementar o Programa Estadual de Educação Ambiental nas escolas fluminenses

A secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Ana Lúcia Santoro, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Claudio Dutra, receberam o governador Wilson Witzel e demais autoridades na inauguração do Espaço Convivência Sustentável (ECoS), localizado ao lado do Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, nesta quarta-feira (05). Cerca de 200 pessoas estiveram no evento.

A secretária reforçou que a Sustentabilidade é transversal, pois interage com diversos atores sociais, e destacou que a pasta está mobilizada para que essa iniciativa se propague e incentive a mudança de hábitos individuais em prol de um mundo melhor – colocação aprovada pelo governador, que manifestou interesse em ecoá-la:

“A secretaria vai trabalhar para que o ECoS chegue a todos os municípios do Rio. Educação Ambiental é uma prioridade da nossa gestão e uma forma de mostrarmos ao mundo que estamos preocupados com o meio ambiente”, frisou Witzel.

Ao visitar o espaço, o governador salientou que exposições como as que podem ser vistas no ECoS são de extrema relevância para a a conscientização da população e que se assemelham às que existem nos países europeus.

Na inauguração, Santoro e o secretário de estado de Educação, Pedro Fernandes, assinaram um termo de cooperação técnica entre as pastas que representam, com o intuito de incluir o tema Educação Ambiental e Sustentabilidade na rede pública.

“O ECoS é mais do que um espaço, é uma estratégia para transformar a educação ambiental em um programa de governo, o Programa Estadual de Educação Ambiental” afirmou a secretária.

O presidente do Inea reforçou que, nesse ano, o trabalho com os resíduos sólidos tem protagonizado ações e aproveitou para divulgar o desafio lançado pelo órgão, já para o próximo sábado (8):

“Lançamos um desafio a todos os nossos gestores, que foi juntar o maior número de pessoas engajadas na redução dos resíduos sólidos nas nossas unidades de conservação que, ao todo, perfazem quase 450 mil hectares em todo o estado. No próximo sábado, estaremos unidos nessa causa”, citou Dutra.

Todos os presentes visitaram o ponto de coleta seletiva do espaço, a mostra “Do Lixo ao Recurso” e participaram de uma apresentação artística do projeto Funk Verde, que transforma resíduo em instrumentos musicais, cujo uso pelos músicos embalaram o fim do encontro.

Os secretários de estado de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier; de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes; de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira; e o deputado estadual Giovani Ratinho também participaram da inauguração.

Saiba mais sobre o ECoS:

Com o compromisso de ser mais que uma instalação física, capaz de concentrar exposições e ações sobre temas relevantes para a sociedade, o Espaço Convivência Sustentável – ECoS – visa promover a conscientização e o engajamento da sociedade sobre temas relevantes para o desenvolvimento sustentável, bem como pretende estimular o diálogo da população com a Seas e outros órgãos do governo do estado.

E vai além: o espaço tem o intuito de mostrar que é necessário e possível mudar ações e hábitos cotidianos para construir um mundo melhor para todos.

Não por acaso, o ECoS tem um jardim comestível, com plantas alimentícias não convencionais e outras espécies amplamente utilizadas na culinária tradicional e que podem fazer parte de hortas domésticas. O ECoS também oferece à população uma agenda de atividades que estimulem o conhecimento sobre os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para tanto, palestras e oficinas também integram a programação periódica do local, cuja agenda será disponibilizada, continuamente, nos sites e nas redes sociais da Seas.

Até o fim do ano, o ECoS disponibilizará uma mostra sobre resíduos: “Do Lixo ao Recurso”. A exposição visa engajar os cidadãos na mudança em relação aos resíduos – tema prioritário na agenda da Seas para esse ano, por meio do Programa FINS (Foco e Inovação, Seas).

Outro diferencial do local é o Ponto de Entrega Voluntária, instalado para promover o descarte correto de resíduos e o encaminhamento para reutilização e reciclagem. A iluminação da área também foi previamente pensada e provém de painéis fotovoltaicos, gerando energia renovável para o consumo.

Além disso, o espaço colocará em prática a continua proposta da Seas de incentivar a Educação Ambiental – e dela colher bons frutos para todos. Neste sentido, receberá grupos escolares, semanalmente, para conhecerem a exposição e realizarem atividades diferenciadas. Até o momento, 18 escolas já estão agendadas.

O ECoS estará aberto ao público a partir do dia 7 de junho. O funcionamento será de sexta a domingo, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

Fotos: Matheus Carvalho; Flávia Rosella