Notícias |10.12.2018

Nota à imprensa - Vazamento de petróleo TranspetroA linha/duto foi interrompida pelo centro de controle da empresa, assim que identificado o vazamento

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) continua acompanhando os trabalhos de contenção e recolhimento do petróleo que vazou de um duto da Transpetro, no último sábado (8/12), atingindo o Rio Estrela, que deságua na Baía de Guanabara. Uma equipe do órgão ambiental estadual sobrevoou a Baía de Guanabara, nesta segunda-feira (10/12), e constatou que as Ilhas de Paquetá e Brocoió não foram atingidas pelo produto.

No último domingo (9/12), o órgão ambiental estadual notificou a empresa para que dobre o efetivo de embarcações e de equipe que atuam nos trabalhos de retirada e contenção do óleo nas áreas afetadas.

A linha/duto foi interrompida pelo centro de controle da empresa, assim que identificado o vazamento, que por sua vez, só acabou sendo contido por volta de uma hora da manhã de ontem (9/12), depois de um trabalho extensivo de escavação no local onde surgiu o afloramento do óleo.

Parte do volume vazado contaminou o solo no local ao redor do vazamento, e uma outra parte atingiu o rio Estrela, que desemboca na Baía de Guanabara, e que acabou sendo afetada, apesar da empresa ter instalado uma barreira de contenção no curso d’água, conforme estabelece o protocolo para esse tipo de ocorrência.

Toda a operação de contenção e mitigação de danos tanto no solo, quanto no Rio Estrela e na Baía de Guanabara está sendo supervisionada permanentemente por equipe especializada do Inea, desde a tarde de sábado. Segundo informações da empresa, o volume vazado foi de 60 mil litros. Essas informações ainda serão avaliadas pela equipe técnica do Inea

Os técnicos do Inea estão avaliando todos os danos ambientais (na flora, fauna e solo) e somente após a conclusão desse levantamento é que o órgão ambiental estadual poderá informar e estipular o valor da multa a ser aplicada.