Notícias |03.07.2019

Novos guarda-parques têm cerimônia de formatura promovida pelo IneaSecretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e o presidente do Inea, Claudio Dutra, deram as boas-vindas aos novos agentes de defesa ambiental que atuarão em parques do estado

As unidades de conservação, administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, ganharam reforço no quadro de pessoal na manhã desta quarta-feira (3/7) com a formatura de mais 30 agentes de defesa ambiental. A cerimônia de formatura dos guarda-parques contou com a presença da secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e do presidente do Inea, Claudio Dutra, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), no Centro do Rio.

“Os guarda-parques prestam o serviço heroico de zelar pelas riquezas naturais do estado e são representantes do Inea junto à população. A missão é nobre, dura, mas vamos vencer. Quero parabenizar a todos e dar as boas-vindas aos novos guarda-parques”, felicitou o presidente do instituto, Claudio Dutra.

Após a entrega de certificados, a secretária Ana Lúcia Santoro destrinchou o papel desempenhado pelos agentes de defesa ambiental nos parques estaduais. “Quero agradecer a vocês por assumirem o papel de guardiões da biodiversidade das nossas unidades de conservação. Estas são importantes para a preservação do meio ambiente, como braço descentralizador do estado e como promotoras de educação ambiental junto à população”, ressaltou a secretária de estado.

Com o reforço de pessoal, o Inea possui, agora, um efetivo 250 guarda-parques que atuam nas unidades e conservação estaduais. Os agentes participaram de um curso de capacitação, realizado no núcleo Paraíso do Parque Estadual dos Três Picos, em Guapimirim.

Os novos servidores irão atuar em 26 das 38 unidades de conservação, administradas pelo Inea, dentre elas, os parques estaduais dos Três Picos, na Região Serrana; da Ilha Grande, na Costa Verde; da Pedra Branca, na zona oeste do Rio; e da Costa do Sol, na Região dos Lagos.

O guarda-parque é um profissional estratégico para as unidades, cuja atuação inclui atendimento ao público, prevenção e combate a incêndios florestais, além de promover ações de educação ambiental.

Plano de Contingência

O Plano de Contingência das Unidades de Conservação estaduais georreferenciado foi apresentado, no evento, pelo gerente dos Guarda-Parques do Inea, Marcio Motta. O estudo contribui para aprimorar o trabalho de combate e prevenção a queimadas nas florestas.

A nova ferramenta traz o mapeamento, via satélite, por meio do sistema desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), das áreas dos parques e do entorno que são vulneráveis a incêndios florestais, um recurso ainda mais importante neste período de estiagem, em que a ocorrência de queimadas é maior.

O ineditismo do plano está em utilizar o índice de risco de incêndio, que leva em consideração variáveis específicas de cada unidade, como precipitação diária, umidade relativa do ar, temperatura e tipo de vegetação da região.

“O plano é importante para monitorar possíveis focos de incêndio, por satélite, com pontos atualizados a cada três horas. Com os alertas, as equipes de guarda-parques são deslocadas para monitorar os pontos críticos e combater possíveis queimadas”, explicou Motta.