Notícias |15.02.2019

"Olho no Verde" faz nova operação no Parque Estadual Costa do Sol

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (CICCA) e da Coordenadoria Geral de Fiscalização (Cogefis), realizaram na última sexta-feira, dia 08/2, mais uma operação para reprimir construções irregulares em área protegida no Parque Estadual Costa do Sol, na Região de Figueira e Parque das Garças, em Arraial do Cabo.

A operação promoveu a demolição de oito construções não habitadas, além da retirada de aproximadamente 30 lotes. O Gestor do Parque, Marcelo Morel, teve o apoio dos Guarda Parques Pablo Valadares de Oliveira, Taylor Rafael, Anselmo de Oliveira e Gilvan Andrades, além de dois agentes do 25° Batalhão de Polícia.

O projeto Olho no Verde, da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, fiscaliza alertas de incêndio e desmatamentos por meio de imagens de satélite de alta resolução obtidas semanalmente, o que permite identificar, com precisão, desmatamentos a partir de 300 metros quadrados, ou seja, até mesmo o corte de uma única árvore.

Criado em 2011, o Parque Estadual Costa do Sol foi criado com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados dessa região de baixadas litorâneas (restingas, mangues, lagoas, brejos, lagunas), possibilitando a recuperação de áreas já degradadas.

A unidade de conservação abrange parte dos municípios da chamada Região dos Lagos: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. O parque conta com mais de mil espécies de plantas, sendo 58 endêmicas fluminenses, ou seja, que só ocorrem no estado do Rio, destas 54 estão ameaçadas de extinção.

Pedimos para que a população denuncie através do Disque Denúncia. O anonimato é garantido. Os telefones são:
0300- 253-1177 (Interior do Estado do Rio de Janeiro)
2523-1177 (Capital e Região Metropolitana)