Notícias |30.01.2016

Operação apreende 54 pássaros silvestres em cativeiro

Uma operação deflagrada na última quinta-feira (21/01) pela Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) do Parque Estadual do Desengano, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), resultou na apreensão de 54 pássaros silvestres.

A partir de denúncia anônima, equipes da UPAM deflagraram ações fiscalizatórias nos municípios de Itaperuna, Cantagalo e Trajano de Moraes, no Noroeste Fluminense, com o objetivo de apreender aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro.

Segundo os policiais, os pássaros não apresentavam sinais de maus tratos e foram encontrados em cativeiros situados em terrenos e quintais de residências. Ninguém foi preso.

Os animais foram encaminhados para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Silvestres (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes, onde ficarão em quarentena. Após esse período, serão devolvidos à natureza.

O chefe do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário, explicou que a UPAM deflagra ações fiscalizatórias deste tipo com regularidade no Parque e no seu entorno. Um dos objetivos é reprimir o tráfico de animais silvestres.

“Os pássaros são disseminadores de sementes. Por isso costumo dizer que um passarinho não faz parte da floresta. Ele é a própria floresta. A segunda questão é o tráfico de animais silvestres. No mercado ilegal, uma ave silvestre recém-capturada pode chegar a valer mil reais”, explicou ele.

A população pode denunciar crimes ambientais através do Disque denúncia: 2253 1177 (capital) e 0300 253 1177 (interior).