Notícias |04.09.2017

Parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente e UFF é tema de seminário realizado no Campus da universidade na Praia VermelhaO órgão ambiental estadual mantêm uma parceria para atividades de cooperação técnico-científico, vigente desde novembro de 2014

O seminário Biodiversidade e Conservação, realizado no Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Praia Vermelha, na Zona Sul da cidade, debateu as ações cooperativas entre a universidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A UFF e o órgão ambiental estadual mantêm uma parceria para atividades de cooperação técnico-científico, vigente desde novembro de 2014, e que será renovado em novembro deste ano por mais três anos.

Durante o evento foram apresentados alguns trabalhos realizados pela UFF nas unidades de conservação administradas pelo Inea como no Parque Estadual da Serra da Tiririca onde os pesquisadores da universidade e técnicos do órgão ambiental estadual realizam trabalho de preservação da avifauna, controle e manejo de animais domésticos. A parceria também foi importante para a criação do Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba, situado na Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul e que abrange partes dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Três Rios.

“Essa parceria com a Universidade Federal Fluminense é muito importante. Trata-se de uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo em que podemos oferecer as nossas unidades de conservação como fontes de pesquisa, o trabalho realizado pelo universo acadêmico vai nos ajudar a enriquecer o banco de dados a respeito da nossa biodiversidade. Diante dessa nova realidade que estamos vivendo, dos órgãos ambientais serem cada vez mais eficientes, sem necessariamente contar com mais recursos, essas parcerias vão se tornando cada vez mais essenciais”, destacou o presidente do Inea, Marcus Lima.

“A interação com os docentes e discentes da UFF vem contribuindo para o aprimoramento da gestão ambiental do poder público e para ampliar o conhecimento dos pesquisadores”, destacou superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Estado do Ambiente, Fernando Matias.

“A intenção deste seminário foi o de celebrar a nossa parceria com o Inea e motivar docentes, discentes e corpo técnico de ambas as instituições para a realização de novas ações nas diversas áreas de conhecimento, em especial nas relacionadas à conservação da biodiversidade”, destacou o professor da UFF, Sávio Freira Bruno.