Notícias |17.03.2023

Parque Estadual da Lagoa do Açu comemora 11 anos de criação com programação especial aberta ao públicoO evento gratuito contará com atividades de observação de aves, oficinas, gincanas e palestras

Em comemoração ao aniversário do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai realizar um grande evento aberto à população entre os dias 18 e 20/3, na sede da unidade de conservação no Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Dentre as atividades, o ponto alto será a inauguração da Trilha da Praia, além de diversas oficinas e gincanas.

O parque, que abrange os municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, completa 11 anos de existência na próxima segunda-feira (20/3), o mesmo dia de encerramento das atividades. A expectativa é aproximar ainda mais a unidade de conservação da comunidade e sensibilizar os moradores do entorno sobre a importância da área protegida.

“Algumas das atividades programadas tornam-se únicas quando compreendemos a biodiversidade fantástica do parque. Muitas espécies raras, principalmente da avifauna, são encontradas com facilidade na unidade de conservação, fazendo com que o local seja bastante almejado por observadores”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello. “A comemoração é, acima de tudo, importante para a conscientização da comunidade em relação ao patrimônio natural do qual eles também fazem parte”, complementou.

Com ocorrência anual, as gincanas são uma tradição antiga entre os gestores e guarda-parques, contando também com a presença de agentes de outras unidades de conservação administradas pelo Inea.

Todas as atividades irão aproveitar, de alguma forma, as atrações ambientais únicas do parque e serão gratuitas. A inauguração da Trilha da Praia será a primeira atividade da manhã de sábado (18/3). Com cerca de 1 km de extensão, o percurso levará os participantes até o sítio Recanto dos Coqueiros, na estrada entre o Farol de São Thomé e a Barra do Açu, onde poderão disputar corridas de caiaque em dupla, jogar espirobol e competir no cabo de guerra, entre outras programações.

À noite, o evento conta com a presença do Clube de Astronomia Louis Cruls, que irá coordenar uma atividade de observação astronômica, ao mesmo tempo em que um grupo de observadores realiza uma corujada, saindo em busca de espécies de pássaros noturnos como corujas e bacuraus. A observação de aves está prevista para continuar na manhã de domingo.

Como encerramento, na segunda-feira (20/3), estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), instituição parceira do evento, participarão de uma palestra ministrada pelo Pelag, além de uma última trilha e da celebração final: todos juntos cantando parabéns ao redor do bolo!

Confira a programação completa:

18/3
9h – Inauguração da Trilha da Praia
10h às 12h – Oficina de SUP e Gincana Esportiva
12h às 14h – Intervalo para o almoço
14h às 16h – Saída para Observação de aves – Trilha da Bota
18h às 20h – Corujada e Observação astronômica: Descobrindo o Céu do Pelag, com o Clube de Astronomia Louis Cruls

19/3
5h30min às 13h – Saída para observação de aves

20/3
14h30min às 15h30min – Palestra para turma de medicina veterinária da UENF
15h30min às 16h – Bolo comemorativo!
16h às 17h – Trilha da Praia com a turma de Medicina Veterinária da UENF

Sobre o Parque Estadual da Lagoa do Açu

Situado em Campos e São João da Barra, no Noroeste Fluminense, totalizando uma área de 8,2 mil hectares, o Parque Estadual da Lagoa do Açu tem como principal objetivo a preservação da vegetação de restinga, mangue e áreas alagadas do litoral norte fluminense, incluindo a própria Lagoa do Açu e o banhado da Boa Vista. Conheça mais sobre o parque aqui.

A Trilha da Praia fica próximo à estrada principal que liga o Farol à Barra do Açu e termina dentro do sítio. A construção do novo atrativo é resultado do trabalho conjunto da unidade de conservação com a pós-doutora em Produção Vegetal Graça Freire, por meio do projeto Restinga Aí, e da doutora em Medicina Veterinária Helena Hokamura, a partir de uma bolsa de extensão subsidiada pela UENF, em parceria com o servidor do Inea Lucio Heron Costa.