Notícias |04.07.2019

Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá, ofereceu programação especial de aniversário para visitantesAs atividades de educação ambiental incluíram caminhadas ecológicas, plantio de mudas e oficinas

Para celebrar o 45° aniversário, o Parque Estadual da Pedra Branca, promoveu na sexta-feira (28/6), uma programação especial para os visitantes, que foi realizada na sede da unidade de conservação, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Cerca de 40 alunos do Colégio Municipal Professor Feliciano de Moura participaram das atividades, que incluíram visitas guiadas e plantio de mudas.

As visitas guiadas aconteceram em duas trilhas: Rio Grande e na do Mel, esta última, foi adaptada para receber deficientes visuais. Localizada na sede do parque, no Núcleo Pau da Fome, a trilha do Rio Grande tem 800 metros de extensão e pode ser explorada por visitantes de todas as idades. Já a trilha do Mel foi equipada com placas em braile, elaboradas pelo Instituto Benjamin Constant. Também foram instalados mourões, que funcionam de base para uma corda, para que os deficientes visuais possam utilizá-la como apoio.

Além das caminhadas ecológicas, os alunos participaram de palestras e oficinas ministradas pelos agentes de defesa ambiental da unidade. Os temas abordados foram a história da unidade de conservação, prevenção a incêndios florestais, primeiros socorros e importância da preservação da biodiversidade. Também houve plantio de mudas na sede da unidade de conservação.

Com 12.492 hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca, uma das maiores florestas urbanas do mundo, abrange partes dos bairros de Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio.