Notícias |13.01.2022

Parque Estadual da Pedra Branca realiza a soltura de duas cobras

Em mais uma semana de atividades de resgate e manejo de fauna, equipes do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) resgataram duas cobras e realizaram as solturas em áreas seguras da unidade de conservação na quarta (12/1) e na quinta-feira (13/1).

Assim como na semana passada, quando os funcionários do Instituto Estadual do Ambiente receberam um bicho-preguiça no PEPB, um morador do bairro da Taquara comunicou que uma Jiboia da espécie Boa constrictor se encontrava no quintal de sua residência na quarta-feira (12/1).

Os guarda-parques se deslocaram até o local, encontraram a cobra de aproximadamente três metros de comprimento e cerca de 10 quilos. Em seguida, fizeram o transporte da jiboia até a sede do Pau da Fome, também no bairro da Taquara, onde foi liberada. O tamanho do animal chamou a atenção, já que a média do comprimento de animais dessa espécie é de dois metros.

Já na quinta-feira (13/1), a resgatada da vez foi uma cobra coral verdadeira da espécie Micurus corallinus. Ela também foi encontrada por moradores vizinhos do PEPB, que acionaram as equipes do parque para a realização do resgate. 

É importante lembrar que a toxina da coral verdadeira é uma das mais fortes dentre as serpentes e por isso o manuseio desses animais exige muita cautela. A picada e o veneno podem levar um ser humano a óbito em poucas horas.

Segundo o biólogo do Inea, Marcelo Cupello, o avistamento desta espécie nem sempre é fácil, mas a atenção deve ser redobrada no atual período do ano. “A ocorrência de corais costuma ser difícil, visto que possuem hábitos fossoriais, ou seja, vivem sob os substratos da serrapilheira, às vezes em madeiras, no meio de entulhos e matos. Mas a época quente e de chuva é propícia para o aparecimento desses animais”, afirma.

O Parque Estadual da Pedra Branca ressalta que suas equipes estão sempre preparadas para atuar no resgate de animais silvestres que estejam fora de ambientes adequados às suas características. O resgate de variadas espécies já faz parte do dia a dia dos funcionários da unidade de conservação.

É importante destacar que: ao deparar com esse tipo de animal, não se aproxime. Entre imediatamente em contato com o Corpo de Bombeiros, ou, se estiver em zona de amortecimento de alguma unidade de conservação, acione a equipe do local.

Sobre o parque:

O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) protege uma exuberante floresta localizada na zona oeste do município do Rio. Está distribuído em partes de 17 bairros, entre eles: Jacarepaguá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Bangu e Realengo.

Com 12.393,84 hectares, trata-se de uma das maiores florestas urbanas do mundo.