Notícias |10.04.2019

Parque Estadual do Desengano, no Norte Fluminense, celebra aniversário com programação especial para os visitantes

Para celebrar 49 anos de criação, o Parque Estadual do Desengano, situado no Norte Fluminense, vai presentear os visitantes com uma programação que incluirá atividades esportivas, exposições, caminhadas ecológicas e plantio de mudas. As ações serão realizadas na sede da unidade de conservação, em Santa Maria Madalena, a partir desta quinta-feira, 11. A entrada é franca e, para participar, basta chegar ao local no horário programado.

As atividades especiais começam nesta quinta-feira (11/4), com a feira de ciências itinerante da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Alunos das redes públicas e privadas do município de Santa Maria Madalena poderão aprender com vários experimentos de Química, Física e Biologia.

Já na sexta-feira (12/4), a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) levará para a sede do parque um laboratório móvel, onde os visitantes poderão conhecer como funciona uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Também nesse dia, haverá plantio de cerca de 50 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, com a participação de estudantes de Santa Maria Madalena.

No fim de semana (13 e 14/4), a unidade de conservação oferecerá aos visitantes mirins atividades esportivas e caminhada pela trilha interpretativa Acácias, de aproximadamente um quilômetro de extensão.

Na segunda-feira (15/4), a programação pelo aniversário do parque prossegue com uma atividade promovida pelo Instituto Vital Brazil, laboratório responsável pela produção de vacinas e soros, sobretudo o antiofídico. Nesse dia, haverá exposição de serpentes, das quais são extraídas o veneno utilizado para a produção dos soros, além de palestras sobre esse tema.

As comemorações terminam no feriadão da Semana Santa com a realização do Programa Vem Passarinhar. A atividade tem o objetivo de incentivar a prática de observação de aves em vida livre, uma ferramenta de estímulo à preservação de espécies por meio de visitas às unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a atividade, os participantes irão percorrer os atrativos do parque, como a Morumbeca do Imbé, a Morumbeca dos Marreiros e a trilha Ribeirão Vermelho para fazer o registro das aves.

Serviço:

Quando: 5ª, 6ª, sábado e domingo (11, 12, 13 e 14/4), das 9h às 16h

Onde: Sede do Parque, na Avenida José Dantas dos Santos, nº 35, Itaporanga, Santa Maria Madalena. Entrada pelo Horto Florestal Santos Lima

Programa Vem Passarinhar:

Quando: Sexta, sábado e domingo (19, 20 e 21/4),

Onde: O ponto de encontro será na sede do parque.