Notícias |23.10.2019

Parque Estadual dos Três Picos e a Área de Proteção Ambiental Macaé de Cima recebem programa Vem Passarinhar RJAtividades de observação de aves em unidades de conservação do Inea começam nesta sexta-feira

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), promove, de sexta a domingo (25 a 27/10), o programa Vem Passarinhar RJ em duas unidades de conservação (UCs) na região serrana do estado. Desta vez, as atividades de observação de aves em vida livre ocorrerão no Parque Estadual dos Três Picos (PETP) e na Área de Proteção Ambiental Macaé de Cima.

A programação inicia na sexta-feira (25/10), na APA Macaé de Cima, quando os participantes irão se encontrar, às 6h, no Sítio Virtuoso, em Palmital, Nova Friburgo, para tomar café da manhã e fazer o processo de credenciamento. A observação de aves começa, às 8h, na Trilha do Sítio. Neste dia, às 20h, também será feita a Corujada (observação noturna), no Parque Estadual dos Três Picos.

Já no sábado (26/10), o programa irá começar às 7h. Os participantes irão se encontrar na Estrada Velha, atrás do posto do Polícia Militar, em Nova Friburgo. A Passarinhada começa, às 8h, e será na Trilha da Estrada Velha. Após o almoço, seguirão para o núcleo Jequitibá do Parque Estadual dos Três Picos (Estrada do Jequitibá, 145, Boca do Mato). Também haverá Corujada, mas desta vez na Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA).

Encerrando as atividades, no domingo, os participantes irão se encontrar, às 7h, na Fazenda São José do Guapiaçu, na REGUA. Após o café da manhã e credenciamento, seguirão para a observação das aves, às 8h, que será nas trilhas da unidade. Para participar, é necessária a inscrição pelo e-mail: petp.usopublico@gmail.com.

O Parque Estadual dos Três Picos protege 65.113,04 hectares de Mata Atlântica na região dos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Já a APA Macaé de Cima é uma unidade de conservação, com 35.038 hectares de área protegida, no município de Nova Friburgo.

Serviço:

Quando: Sexta-feira (25/10), às 7h
Onde: Sítio Virtuoso, em Palmital, Nova Friburgo

Quando: Sábado (26/10), às 7h
Onde: Na Estrada Velha, atrás do posto da Polícia Militar, em Nova Friburgo. Após o almoço, o ponto de encontro será no Núcleo Jequitibá do Parque Estadual dos Três Picos (Estrada do Jequitibá, 145, Boca do Mato)

Quando: Domingo (27/10), às 7h
Onde: Fazenda São José do Guapiaçu, na Reserva Ecológica de Guapiaçu.