Notícias |25.10.2016

Parques Estaduais promovem eventos de observação de pássaros simultaneamente no ‘Big Day Brasil’

No dia 22 de outubro acontece o Big Day Brasil, um evento que reúne pessoas de todo o país para o desafio de registrar o maior número de espécies de aves livres em 24 horas. Os Parques Estaduais Cunhambebe, localizado na Costa Verde do Rio, e do Desengano, no Norte Fluminense, ambos administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), participam do movimento, onde o importante é “capturar” os pássaros com os olhos, sem incomodar o animal ou o ninho.

“Os observadores de aves ajudam os gestores ao trazer informações sobre as espécies avistadas e contribuem para a conscientização sobre a importância da preservação da nossa biodiversidade”, afirmou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

As atividades de observação no Parque Estadual Cunhambebe iniciam logo de manhã, às 6h30. O ponto de encontro para quem quiser participar fica na BR 101 (Rio-Santos), km 441,5, em frente ao Club Med. Mangaratiba. As pessoas podem observar aves e postar suas listas, fotos e filmes na plataforma colaborativa eBird, que pode ser acessada pelo link http://ebird.org/content/brasil/.

No mesmo dia, a unidade de conservação do Desengano inicia o programa Vem Passarinhar, realizado durante o fim de semana (22 e 23 de outubro), que também participará do Big Day Brasil. O evento será realizado na sede administrativa da unidade de conservação, com entrada pelo Horto Florestal Santos Lima, na Avenida José Dantas dos Santos, número 35, Itaporanga, em Santa Maria Madalena, no Norte Fluminense.

Conhecida como birdwatching, a “observação de aves” vem se despontando como importante atividade de contemplação da natureza agregando cada vez mais adeptos e atraindo seguidores de todas as idades. O Inea encontrou na observação de aves uma excelente oportunidade para a sensibilização da sociedade em prol da preservação nas diversas regiões do Estado.