Notícias |09.08.2019

Presidente do Inea apresenta as perspectivas e desafios do órgão ambiental em palestra na ACRJLicenciamento ambiental foi a principal pauta do evento

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Claudio Dutra, a convite da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), ministrou, na tarde desta quarta-feira (08/8), palestra sobre os desafios e as perspectivas do Inea. A atividade foi promovida na Casa do Empresário, no Centro do Rio, e contou com a participação de representantes do setor e da associação, interessados em esclarecer questões sobre licenciamento ambiental.

Além de Dutra, compuseram a mesa de debate a representante da Academia Nacional de Economia, Ana Cristina Pereira da Silva; a presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da ACRJ, Isaura M. Ferreira Frega; o vice-presidente de Relações Institucionais da ACRJ, José Domingos Vargas; o diretor da SERVEC Ecologia, Paulo Dias Pizao; e o sócio administrador da Biplan Brito imóveis e planejamento, Carlos Brito.

Na palestra, Claudio Dutra apresentou aos participantes a organização do instituto e as realizações dos sete primeiros meses deste ano. Dutra frisou que o compromisso de sua gestão é simplificar e agilizar os processos de licenciamento, de forma a viabilizar empreendimentos, promovendo o desenvolvimento sustentável do estado.

“Até julho, nós reduzimos 15% dos processos de licenciamento, que representam cerca de 1.333 processos. Cerca de 50% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Foram gerados, com isso, praticamente 20 mil novos empregos direta ou indiretamente”, pontuou Dutra.

A presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da associação, Isaura Ferreira, destacou a importância da palestra como meio de aproximar a ACRJ do Inea. “Acho muito importante a vinda do presidente para discutir nossas questões, principalmente com relação a licenciamento, entendendo que é chegando perto das instituições que viabilizamos atendimento a nossos pleitos”, destacou Isaura.

Fotos: Flávia Rosella