Programa de Estágio

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes complementação na formação escolar e promover a participação do setor público no processo de aprimoramento profissional, o Inea disponibiliza vagas para estágio remunerado a estudantes:

• De ensino médio (regular ou técnico), devidamente matriculados, a partir dos 16 anos;

• De ensino superior, devidamente matriculados, a partir dos 18 anos, nos cursos de: Administração, Economia, Engenharias, Ciência Ambiental, Geografia, Geologia, Meteorologia, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Arquitetura, Química, Direito, Oceanografia, Serviço Social, Farmácia, Comunicação Social, Biblioteconomia, Design Gráfico e outros que abranjam as áreas de gestão, licenciamento e recuperação ambiental, segurança hídrica, análises laboratoriais, qualidade ambiental (ar e água), biodiversidade e áreas protegidas.

O Inea ainda oferece vagas, sem pagamento de bolsa-auxílio, a alunos que necessitam cumprir estágio obrigatório, aquele que faz parte da carga horária do curso e é um dos requisitos para a obtenção do diploma.

A carga horária é de 6 (seis) horas diárias ou 30 (trinta) horas semanais para estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular. A duração do estágio pode variar, como no caso de uma prorrogação (renovação), não excedendo o máximo de 24 (vinte e quatro) meses previstos na legislação.

O estagiário tem direito a bolsa-auxílio, no valor de R$ 550 para estagiários de nível médio e de R$ 800 para estagiários de nível superior. Além disso, o estagiário recebe vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais, de acordo com a Lei nº 11.788/2008. Também é assegurado ao estagiário o recesso remunerado de 30 dias, quando suas atividades alcançarem a duração igual ou superior a 1(um) ano, ou de 15 (quinze) dias a cada 6 (seis) meses, de acordo com a disponibilidade do trabalho. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso devem ser concedidos de forma proporcional a este período.

Após a seleção e antes de iniciar o estágio, o candidato deverá assinar um Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Trata-se de um contrato de estágio, no qual as condições são estabelecidas, como: seguro de acidentes pessoais, valor dos benefícios, carga-horária, entre outras informações importantes. Para fazer o TCE, é preciso a apresentação de declaração escolar do semestre atual.

Interessados podem enviar seus currículos para o e-mail: estagio.inea@gmail.com.

Para mais informações, entre em contato com o Serviço de Recrutamento e Seleção pelos telefones (21) 2334-5297 ou (21) 98496-0407 (WhatsApp).

O Programa de Estágio do Inea é de responsabilidade do Serviço de Recrutamento e Seleção (Servdres), subordinado à Gerência de Gestão de Pessoas (Gergp), vinculada à Diretoria de Gente e Gestão (Dirgges).