Notícias |28.11.2019

Programa Vem Passarinhar RJ registra 103 espécies de aves no Parque Estadual da Serra da Tiririca Entre as espécies observadas, seis são endêmicas da Mata Atlântica e três estão ameaçadas de extinção

O Parque Estadual da Serra da Tiririca, que abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, promoveu, no último fim de semana (23 e 24/11), o Programa Vem Passarinhar RJ, que contou com 26 participantes que registraram 103 espécies de aves. Idealizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a iniciativa tem como objetivo inspirar e unir pessoas interessadas em proteger e desfrutar da observação de aves em unidades de conservação.

Entre as espécies observadas, seis são endêmicas da Mata Atlântica: o miudinho (Myiornis auriculares); o teque-teque (Todirostrum poliocephalum); a choca-de-sooretama (Thamnophilis ambiguus); picapauzinho-de-testa-pintada (Veniliornis maculifrons); o beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania claucopis); e gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus), este último ameaçado de extinção.

Também foram registradas outras três espécies ameaçadas de extinção: a figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor); o trinta-réis-real (Thalasseus maximus); e o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).

Durante a atividade, cinco novas espécies foram registradas pela primeira vez na unidade de conservação: o bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus); o pirata (Legatus melanophaius); o trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus); o real (Thalasseus maximus); além da andorinha-de-sobre-branco (Tachycineta leucorrhoa).

O coordenador de pesquisas do Parque Estadual da Serra da Tiririca e coordenador do Programa Vem Passarinhar RJ, Felipe Queiroz, ressaltou que a observação de aves é uma importante ferramenta de gestão das unidades de conservação:

“Nessa unidade de conservação, temos um grupo de observadores de aves, os Xtreme Birdwatchers, que estão sempre nos brindando com novos registros. Desde a edição de 2018, já foram inseridas na lista oficial do parque, 14 novas espécies, o que demonstra a importância da ciência cidadã”, disse.

Na manhã de sábado (23/11), a atividade foi realizada nas margens da Laguna de Itaipu e do Rio João Mendes, e no mangue do Camboatá. Nesse mesmo dia, à tarde, os observadores percorreram a trilha Córrego dos Colibris, cujos principais atrativos são o Poço dos Colibris e o Brejo das Pacas (área alagada da floresta).

No domingo (24/11), a atividade aconteceu no Caminho de Darwin, assim denominado por ter sido explorado pelo naturalista britânico Charles Darwin e registrado no diário de bordo, em 1832. Com aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão, o percurso começa no Engenho do Mato, em Niterói, e termina no bairro Itaocaia Valley, no município de Maricá.

Com 3.942 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá. A unidade de conservação engloba uma parte terrestre, e a outra marinha que é a Enseada do Bananal, em Itacoatiara.