Notícias |19.02.2019

Programa Vem Pedalar reuniu mais de cem participantes no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em NiteróiAtividade promove visita às unidades de conservação do estado por meio de passeio ciclístico

Cerca de 150 pessoas participaram do “Programa Vem Pedalar” realizado no domingo (17/2), no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói. O objetivo da iniciava é estimular visitantes a conhecerem os atrativos das unidades de conservação do estado, por meio de um passeio ciclístico.

O “Vem Pedalar” ofereceu aos amantes do esporte duas opções de passeio: o Circuito Darwin (Pro Series), com 12 km de extensão, indicado aos atletas experientes; e a Trilha Darwin (Sport Light), com cinco quilômetros, para ciclistas iniciantes.

“O programa Vem Pedalar é uma iniciativa muito importante, pois aproxima e integra a comunidade às unidades de conservação por meio do ecociclismo, incentivando também a sensibilização ambiental dos atletas”, ressaltou o gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Maurício Castro.

A atividade contou com o apoio da Área de Proteção Ambiental de Maricá (APA Maricá), Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX Itaipu), guarda-parques, dentre outros parceiros.

Com 3.500 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá. A unidade de conservação foi criada a partir de uma iniciativa da sociedade civil envolvendo ambientalistas e associações de moradores da região.

Fotos: Felipe Queiroz