Notícias |20.10.2017

Projeto Cidadania Ambiental chega ao bairro da Penhaobjetivo de sensibilizar a população para a questão envolvendo o meio ambiente no Rio de Janeiro.

O projeto Cidadania Ambiental, da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estará no bairro da Penha, na Zona Norte, neste sábado (21/10), com o objetivo de sensibilizar a população para a questão envolvendo o meio ambiente no Rio de Janeiro.

Quem for ao local vai poder conhecer melhor o programa De Olho no Lixo, realizado nas comunidades da Rocinha, da Roquete Pinto e da Praia de Ramos, que age de forma integrada em ações para a redução do descarte irregular de resíduos sólidos e seus impactos, afim de sensibilizar a consciência ambiental nos moradores das áreas onde atua.

Todo o material que chega ao programa é reciclado e reaproveitado durante as oficinas de arte-educação – Ecomoda e Funk Verde. Instrumentos musicais, roupas e acessórios são criados a partir deste material entregue por moradores e comerciantes. Os alunos dos dois projetos estarão no local para mostrar que moda e música também são frutos da educação ambiental.

A equipe de guarda-parques vai apresentar os equipamentos que são utilizados nas atividades diárias dentro das Unidades de Conservação de todo o Estado.

Quem for ao local também poderá participar do Programa Ambiente Solidário, que vai oferecer um curso sobre o aproveitamento total dos alimentos, evitando o desperdício e aprender com o Prove (Programa de Reaproveitamento de óleo vegetal) como descartar corretamente o óleo de cozinha usado. A criançada não ficará de fora, participando de diversas atividades voltadas para os pequenos, entre elas a oficina Colorindo o Ambiente.

Os serviços essenciais a população também estarão no local, através do Qualimóvel, em parceria com a prefeitura do Rio. Haverá atendimento médico, oftalmológico e odontológico gratuitos, além de aplicação de flúor para criançada.

​Veja mais: conheça os programas socioambientais SEA/Inea​