Ações e Programas Projetos de Ar, Água e Solo |19.12.2018

Projeto Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande

O Projeto BIG é resultado da cooperação entre a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), com recursos do Global Environment Facility (GEF), tendo como objetivo central garantir a conservação e o uso sustentável da Baía da Ilha Grande e de sua biodiversidade terrestre e marinha, considerada de importância global.

Por meio de uma Unidade Gestora do Projeto, localizada fisicamente no município de Angra dos Reis, o Projeto BIG buscou ampliar o rol de iniciativas capazes de identificar e de mitigar as principais ameaças à região, através de uma abordagem de gestão integrada ecossistêmica. Para isso, trabalhou a partir de parcerias com instituições públicas e organizações representativas da sociedade civil, contemplando iniciativas já em andamento, bem como planejando novas atividades para salvaguardar a saúde da baía em associação com práticas mais sustentáveis.

O Projeto BIG apresenta quatro eixos de atuação, que se integram e interagem entre si:

Eixo 1: Planejamento, política e fortalecimento institucional

Eixo 2: Conservação da biodiversidade