Programas e Projetos Projetos de Ar, Água e Solo |19.12.2018

Projeto Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande

Acesse o site do projeto: www.inea.rj.gov.br/iniciativabig2050

O Projeto BIG é resultado da cooperação entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), com recursos do Global Environment Facility (GEF), tendo como objetivo central garantir a conservação e o uso sustentável da Baía da Ilha Grande e de sua biodiversidade terrestre e marinha, considerada de importância global.

Por meio de uma Unidade Gestora do Projeto, localizada fisicamente no município de Angra dos Reis, buscou ampliar o rol de iniciativas capazes de identificar e de mitigar as principais ameaças à região, através de uma abordagem de Gestão Integrada Ecossistêmica. Para isso, trabalhou a partir de parcerias com instituições públicas e organizações representativas da sociedade civil, contemplando iniciativas já em andamento, bem como planejando novas atividades para salvaguardar a saúde da Baía em associação com práticas mais sustentáveis.

O Projeto BIG apresentou quatro eixos de atuação, que se integram e interagem entre si:

Eixo 1: Planejamento, política e fortalecimento institucional

Eixo 2: Conservação da biodiversidade

Eixo 3: Mitigação de ameaças

Eixo 4: Consciência pública e comunicação ambiental

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site da Iniciativa BIG 2050.
Faça o download do livro que descreve os principais resultados do projeto;