O Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh) é um instrumento de organização de ações, projetos e programas cujo desenvolvimento promove o aumento da Segurança Hídrica no Estado do Rio de Janeiro. Iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), em parceria com o Inea, o programa foi lançado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, em 26 de fevereiro de 2021.

O Prosegh estabelece estratégias e ações públicas integradas que visam diminuir a vulnerabilidade hídrica e assegurar a disponibilidade de água, em quantidade e qualidade, para as necessidades humanas, ambientais e econômicas.

Principais objetivos

A Segurança Hídrica pode ser entendida como ter água suficiente, em quantidade e qualidade, para atender às necessidades humanas como saúde, subsistência e atividade produtiva, e à conservação dos ecossistemas, acompanhada da capacidade de acesso e aproveitamento da água como recurso, de resolver conflitos e de gerir riscos associados à água, incluindo inundações, secas e acidentes ambientais.

O Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh) tem como objetivos:

  • fomentar a integração da gestão dos recursos hídricos com as demais políticas setoriais;
  • aumentar a sinergia de investimentos de ações e projetos de Segurança Hídrica;
  • garantir oferta hídrica em quantidade e qualidade;
  • minimizar a vulnerabilidade hídrica relacionada às cheias, estiagens e poluição dos corpos hídricos;
  • conservar e melhorar qualidade ambiental dos mananciais;
  • promover o desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, incentivando uma relação harmônica entre o ser humano e a natureza;
  • fortalecer ações educativas, promovendo o uso eficiente, eficaz e a conscientização dos usuários dos recursos hídricos.

Principais Ações

O que é o Portfólio de Investimento do Prosegh?

O Portfólio de Investimento do Prosegh contém ações, projetos e programas a serem implantados no Estado do Rio de janeiro com o intuito de aumentar a Segurança Hídrica. O Portfólio não se limita às ações geridas e executadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, pode incluir também iniciativas dos demais entes públicos, iniciativa privada, terceiro setor, sociedade civil e dos colegiados de recursos hídricos.

Cabe destacar que o Portfólio não é estático, tendo sido pensado para ser modificado ao longo do horizonte de planejamento do programa. Novas ações serão incorporadas, bem como as ações/intervenções previstas poderão ser modificadas visando se adequar a realidade existente e/ou as novas prospecções futuras.

Acesse aqui o Portfólio de Investimentos do Prosegh

Última atualização: Janeiro/2022.

Painel do PROSEGH

O Painel do Prosegh objetiva apresentar as informações que se encontram no Portfólio de Investimentos, principal produto do programa. O Painel do Prosegh permite acesso às principais informações relacionadas aos valores investidos e às regiões de abrangência das ações, projetos e programas, voltados ao aumento da segurança hídrica, que compõem o Portfólio de Investimentos.

Como participar?

Basta possuir uma ação, projeto ou programa que contribua para o aumento da segurança hídrica e que esteja aderente a um dos componentes do Programa: Planejamento, Oferta Hídrica, Qualidade Ambiental ou Riscos Associados. E submeter sua iniciativa à avaliação pela coordenação do programa (Seas).

Documento Base do Prosegh

Esse documento apresenta, de forma detalhada, os objetivos e a estruturação das componentes do mencionado programa e os seus benefícios ao promover o desenvolvimento econômico sustentável.

Dúvidas?

Caso você tenha dúvidas sobre a participação de sua iniciativa no programa, entre em contato com a gente.

Basta enviar um e-mail para prosegh.rj@gmail.com