Cartilhas

Manual para o Monitoramento e Avaliação de Áreas em Restauração Florestal

Este manual é resultado de longos anos de práticas de restauração em campo, a partir das quais a Gesef criou um protocolo de avaliação de áreas em processo de restauração florestal, adaptado e ajustado à realidade fluminense. Essas inciativas conferem um novo patamar à política florestal do Estado do Rio de Janeiro e indicam a possibilidade de avanços na recuperação das nossas florestas. Desta forma, este manual se concentra em transmitir e padronizar a aplicação dos protocolos do Semar (Sistema Estadual de Monitoramento e Avaliação da restauração Florestal).

Programa de Proteção e Recuperação de Mananciais do Estado do Rio de Janeiro

A cartilha apresenta o Programa Pactos pelas Águas, cujo objetivo é promover e apoiar iniciativas para a proteção e recuperação do meio ambiente e dos recursos hídricos em áreas com mananciais de abastecimento público. O material apresenta, também, as ações previstas no Programa, como o cadastro e a regularização ambiental de propriedades rurais, a realização de estudos e o oferecimento de subsídios para o planejamento e o ordenamento territorial em áreas com nascentes, aquíferos, lagos e outros tipos de mananciais.

A Praia que Você frequenta está Própria para Banho?

Para que todos saibam responder a essa pergunta, o Inea preparou esta publicação. Além de mostrar como é feita a avaliação da qualidade de 201 praias do Estado do Rio de Janeiro, a cartilha explica o que determina se as condições de uma praia são próprias ou impróprias para banho e onde o cidadão pode encontrar estas informações. Ao final, você ainda encontra dicas de como cuidar e manter limpas suas praias favoritas.

Ranking de Balneabilidade das Praias

O Inea avalia as condições de banho de 195 praias em 22 municípios do Estado. Após esse trabalho, elas são classificadas em cinco categarias. Nessa cartilha, além de ficar sabendo se suas praias favoritas são excelentes, boas, regulares, ruins ou péssimas, o cidadão conhece os fatores que determinam a qualidade das suas águas.

Manual de Destinação de Resíduos Eletrônicos

Você sabe como descartar corretamente pilhas, baterias, aparelhos de celular, computadores, entre outros resíduos eletrônicos? Este manual, desenvolvido em conjunto pelo Inea, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), informa onde e como o consumidor pode se desfazer adequadamente desse tipo de resíduo no Estado do Rio de Janeiro, especialmente na capital. O objetivo é estimular a população a mudar de comportamento e evitar o impacto desses materiais na natureza.

Flora e Cauã por um Mundo Sustentável

Neste livreto de colorir, os irmãos Flora e Cauã dão dicas do que as crianças podem fazer para ajudar a preservar a natureza e a salvar o planeta. Além de muitos desenhos para pintar, o folheto traz várias atividades para a criançada aprender brincando.

Abrace essas Dez!

Defenda todas as espécies ameaçadas de extinção. Este é o apelo que a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) faz por meio desta cartilha, que tem como um dos seus objetivos divulgar as dez espécies de animais mais ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro. Para sensibilizar a sociedade sobre os riscos que a fauna fluminense corre e envolver a população em iniciativas de proteção e conservação, a publicação também reúne as fotos vencedoras de um concurso público sobre a paisagem natural do nosso Estado.

Vamos Cuidar do Lugar onde Vivemos?

Cartilha de apoio ao Projeto de Recuperação do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá. Dirigida à população do entorno, sobretudo aos estudantes da rede pública de ensino, mostra os problemas que mais afetam as lagoas da região, seus impactos sobre o meio ambiente e o que os moradores podem fazer para melhorar sua qualidade de vida e garantir a durabilidade das obras de revitalização.

Mico-leão-da-cara-dourada - A Caminho de Casa

A cartilha apresenta as características do mico-leão-de-cara-dourada (seu hábitat natural, o fato de ele ser uma espécie invasora no Estado do Rio de Janeiro e, consequentemente, comprometer a sobrevivência do nativo mico-leão-dourado) e explica o processo de translocação – transferência de indivíduos de uma espécie entre áreas distintas – do Estado do Rio para uma floresta preservada e protegida no sul da Bahia.

Educação Ambiental - Conceitos e Práticas na Gestão Ambiental Pública

Guia que faz uma breve contextualização histórica da Educação Ambiental e diferencia seus aspectos conservadores e transformadores, passando, então, a questões teórico-metodológicas relacionadas à sua prática. Além de mostrar um pouco da complexidade que envolve a Educação Ambiental, a publicação incentiva práticas mais participativas e socialmente justas.