Cartilhas e Manuais

Cuidando das Águas do estado do Rio de Janeiro

Se você capta água diretamente de poço, rio, córrego, nascente ou reservatório, ou lança esgoto em rios, esta cartilha é para você. Todo cidadão ou estabelecimento que usa água, dependendo da quantidade, deve pagar pelo seu uso, seja pessoa física ou jurídica. A regularização da ligação de água e esgoto das residências e estabelecimentos comerciais é muito importante e necessária para garantir que não falte água e para que ela esteja sempre própria para consumo. Esta é uma das maneiras de preservar os recursos naturais de que tanto precisamos.

Identidade visual das Unidades de Conservação (UCs)

Este manual apresenta um sistema gráfico de identidade visual, desenvolvido a partir dos símbolos e cores de cada marca, inspirados nos aspectos mais marcantes dos ecossistemas, fauna, flora, geologia ou história das UCs. Deve ser aplicado na produção e adequação de quaisquer peças gráficas e outros materiais de comunicação para todos os setores sob responsabilidade da Diretoria de Biodiversidade, Áreas de Protegidas e Ecossistemas (Dirbape).

Manual de confecção de placas para Unidades de Conservação (UCs)

Este manual trata da sinalização necessária para orientar sobre a proximidade de uma Unidade de Conservação, seus limites e restrições. Com base nas necessidades práticas das UCs, é orientado o uso de mensagens concisas, sabendo-se que o usuário terá poucos segundos para captar o seu conteúdo, uma vez que as placas são pensadas para a leitura em movimento.

Manual de sinalização de parques e reservas do Rio de Janeiro

Este manual indica o sistema de sinalização que deve ser usado em parques e reservas do Rio de Janeiro. É, portanto, um instrumento para garantir uniformidade e eficiência da comunicação visual dessas unidades de conservação, fortalecendo a imagem institucional do conjunto. Colabora com a integridade dos símbolos que identificam cada unidade, a familiaridade e o reconhecimento dos padrões definidos a fim de estabelecer uma ligação permanente entre os usuários e os órgãos responsáveis pela administração, regulamentação e manutenção destes parques e reservas.

Trilha Transcarioca – Identidade visual e recomendações de uso

A Trilha Transcarioca cruza o Rio de Janeiro em um percurso de aproximadamente 180 km, saindo da Barra de Guaratiba e chegando até o Morro da Urca. Ao todo, passa por 6 Unidades de Conservação, nas zonas Oeste, Norte e Sul da cidade. Este Manual define a identidade visual da Trilha e traz as recomendações de uso que ajudam a melhor identificá-la nos diversos materiais de divulgação de trilhas e passeios pela capital fluminense.

Lixo não é brincadeira. Ou pode ser?

Esta nova cartilha da Seas e do Inea ensina à família toda que o que costumamos jogar no lixo pode ser reaproveitado, em vez de descartado. Além de incluir orientações sobre como separar e descartar corretamente os resíduos que geramos em casa, a publicação mostra que objetos usados no nosso dia a dia podem ou não ser reutilizados ou reciclados. E, para que todos aprendam na prática como reaproveitar plástico, papel e outros materiais, basta seguir o passo a passo para a montagem de brinquedos artesanais e se divertir com nosso caça-palavras, jogo da memória e quebra-cabeças sobre resíduos. (2020)

Vamos cuidar do lugar onde vivemos

Afinal, o que fazer para deixar o mundo melhor? Esta cartilha da Seas e do Inea responde a pergunta, se aprofundando na questão dos resíduos e em como o lixo e o esgoto podem afetar o nosso dia a dia. Além de conceitos sobre o tema, este guia ilustrado mostra como descartar corretamente os resíduos, ensina como evitar as doenças associadas ao lixo e ao esgoto e explica a importância da coleta seletiva e da reciclagem. (2020)

Flora e Cauã em Um dia no Parque

Flora e Cauã estão de volta, desta vez em um passeio pelo parque. Nesta nova cartilha de educação ambiental, através de jogos e de desenhos para colorir, os irmãos mostram como o consumo consciente e a coleta seletiva, entre outras práticas sustentáveis, diminuem a geração de resíduos e contribuem para a preservação do meio ambiente. (2020)

Cartilha Contrato de Uso Resex de Itaipu

Contrato de Uso da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex) A publicação trata das normas que regem a relação entre os pescadores extrativistas da Resex de Itaipu, entre os demais usuários (praticantes de esportes náuticos etc.) e entre eles e o Inea.

10 Espécies Ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro

O poder para salvar a fauna do estado do Rio de Janeiro está em nossas mãos. Esta cartilha de educação ambiental da Seas e do Inea apresenta dez animais nativos da Mata Atlântica fluminense que estão em vias de extinção. Além de informações e curiosidades sobre os bichos ameaçados, a publicação ainda traz um jogo da memória para a criançada conhecê-los melhor. É a brincadeira aliada à luta pela conservação do meio ambiente e pela preservação da natureza. (2020)

Manual de Práticas Sustentáveis para o Ambiente Escolar

Manual desenvolvido para estimular o aprendizado, o debate e a adoção de iniciativas sustentáveis nas unidades escolares e no dia a dia da população. A publicação também promove o engajamento da comunidade escolar no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. (2019)

Guia Prático do Poder de Polícia Ambiental

O Guia é focado nas atividades de fiscalização e aplicação de sanções por meio do poder-dever da Administração Pública ambiental, oriunda do poder de polícia e exercida pelos agentes competentes. (2019)