Folders

Projeto de Regularização Fundiária das Margens dos Rios Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bananal e Bocaina, em Barra Mansa – RJ

O folder traz informações sobre o projeto desenvolvido para o município de Barra Mansa que prevê intervenções e a definição dos procedimentos necessários para a prevenção e mitigação de problemas associados à ocorrência de inundações e à ocupação irregular na Área de Preservação Permanente (APP) dos rios Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bananal e Bocaina, no município de Barra Mansa. (2023)

Cuidado com as queimadas

Sabe que condutas adotar para prevenir incêndios florestais? No Estado do Rio de Janeiro, entre maio e outubro (inverno e primavera), quase não chove. O ar fica seco, o céu com poucas nuvens e a vegetação muito ressecada. É nesse período que os cuidados precisam ser redobrados para que nossas florestas não sejam incendiadas. (2021)

Ar puro é bom

O folder traz informações sobre a degradação da qualidade do ar, as fontes de poluição atmosférica e os efeitos dela sobre a saúde humana. Além disso, apresenta os instrumentos utilizados pelo Inea para fazer a gestão da qualidade do ar e dá orientações à população sobre como combater a poluição do ar. (2019)

Regularização Fundiária em Unidade de Conservação

O que é regularização fundiária em Unidade de Conservação? Quando há necessidade de realizar a regularização fundiária? Ao ser criada uma Unidade de Conservação, o dono ou posseiro é desapropriado? Saiba quais as etapas e que documentos são exigidos para dar entrada nesse processo no Serviço de Regularização Fundiária do Inea. (2019)

Curtir o mar é a sua praia?

O folder apresenta informações sobre o monitoramento das praias do Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo é avaliar as condições de balneabilidade, ou seja, se a praia é própria para banho, mergulho e natação. Além disso, traz indicações de cuidados que devem ser tomados para que se tenha um dia de praia agradável e livre de acidentes, e dicas para a preservação ambiental das praias. (2019)

Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro

O material mostra um panorama de como é feito o gerenciamento dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. Apresenta os instrumentos que visam promover a gestão participativa para fomentar o diálogo entre os diferentes entes e instituições envolvidas na gestão das águas, integrando as políticas públicas afetas ao tema, e tendo como base as nove regiões hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. (2018)

Você sabe como fazer o transporte rodoviário de produtos perigosos?

O folder tem por objetivo dar instruções de como fazer o transporte rodoviário de produtos tóxicos e inflamáveis, os riscos e as principais causas dos acidentes com esse tipo de transporte que podem provocar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Também orienta sobre as medidas de prevenção e a maneira como proceder caso haja alguma emergência ou vazamento de produto. (2018)

É Hora de Mudar os Hábitos

Folder que promove o uso consciente da água e apresenta à população dicas de como economizar este recurso dentro de casa. (2015)

Sua Água é Legal?

Folheto com orientações à população sobre como legalizar sua ligação de água. Parte da Campanha de Regularização de Uso dos Recursos Hídricos, promovida pelo Inea e suas superintendências, o material é destinado a quem capta água de fontes alternativas (rios, córregos, nascentes, reservatórios, lagos e poços). (2015)

Hortos Florestais

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) administra cinco hortos dedicados à produção de mudas de reflorestamento. Neste folder, é possível saber mais sobre cada unidade e quais mudas de espécies nativas da Mata Atlântica são mais produzidas. (2013)

Banco de Sementes

O que faz um banco de sementes? Como ele funciona? Além de respostas para estas perguntas, este folder explica como são utilizadas as sementes produzidas pelo Inea. (2013)

Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro - Baía da Ilha Grande (RH-I)

Além de explicar que o Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC) é um instrumento de gerenciamento que visa ordenar o uso e a ocupação das faixas terrestre e marinha do Estado do Rio de Janeiro, este folder apresenta as etapas do zoneamento em curso na Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande e as iniciativas de participação popular relacionadas ao processo. (2013)