Sobre a Pesquisa Científica nas UCs

Um dos principais objetivos de todas as categorias de Unidade de Conservação (UC) é possibilitar a realização de pesquisas científicas dentro de seus limites. Isso porque estes estudos geram conhecimento sobre a biodiversidade, os diversos ecossistemas, a história, os saberes tradicionais e as relações sociais das áreas protegidas. De acordo com a Lei n° 9.985/2000 de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), a execução de pesquisa científica em UCs depende de autorização prévia do órgão responsável pela unidade e está sujeita às condições e restrições por ele estabelecidas.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio de seu Núcleo de Pesquisa (Nupes), fomenta, apoia e incentiva a pesquisa nas Unidades de Conservação sob sua administração, para que este conhecimento seja revertido em benefícios à comunidade e subsídios à gestão das UCs. Para que o Inea possa organizar a gama de pesquisas dentro de suas Unidades, é necessário que os pesquisadores façam o pedido de licença de seus projetos e encaminhem suas publicações ao Nupes.

Os interessados em desenvolver projetos de pesquisa em Unidades de Conservação precisam preencher o formulário para pedido de autorização de pesquisa e encaminhá-lo ao Nupes, junto com a documentação indicada no link abaixo, conforme disposto no Artigo 3º da Portaria IEF/RJ/PR nº 227/2007 para o endereço: sepes.inea@gmail.com.

Conheça os documentos necessários para solicitação de autorização de pesquisa.

O Inea mudou seu processamento de autorizações de pesquisa para o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), totalmente digital. Portanto, não é mais necessário enviar documentação impressa. Todos os documento acima listados devem ser enviados em formato pdf para o endereço: nupes.inea@gmail.com. Caso o pesquisador opte por enviar a documentação por correio ou entregar pessoalmente um CD, deve dirigir-se aos endereços abaixo. Atenção! O endereço para entrega pessoal não é o mesmo para envio pelos correios.

Entrega pessoal:
Instituto Estadual do Ambiente – Inea
Núcleo de Pesquisa – Nupes/Dibape
Avenida Marechal Floriano, 45, 3° andar.
Edifício Mário Bulhões Pedreira
CEP: 20.080-003

Envio por correio:
Instituto Estadual do Ambiente – Inea
Núcleo de Pesquisa – Nupes/Dibape
Avenida Venezuela, 110.
Saúde – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20.081-312

Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone (21) 2334-6207.

Para acessar as listas de pesquisas cadastradas e publicações sobre as Unidades de Conservação, acesse a aba “Pesquisas e publicações” no menu à esquerda. No caso das pesquisas realizadas na Reserva Ecológica de Jacarepiá, na Estação Ecológica Estadual do Paraíso e no Parque Estadual Marinho do Aventureiro, consultar, respectivamente, as abas da APA de Massambaba, do PE dos Três Picos e da RDS do Aventureiro.

Os Parques Estaduais da Chacrinha e do Grajaú estão sob administração da Prefeitura do Rio de Janeiro. Para solicitar autorização de pesquisa nestas unidades, entrar em contato com a SMAC – Secretaria Municipal de Meio Ambiente.