Encontros Científicos

Para que o conhecimento científico sobre as unidades de conservação possa ser revertido em benefícios à gestão destas áreas e à comunidade em geral, é necessário que ele seja divulgado, analisado, debatido e incorporado à rotina dos gestores ambientais, assim como dos demais atores relacionados às UCs.
Pensando nisso, o Instituto Estadual do Ambiente realiza desde 2008 Encontros Científicos para discutir os resultados das pesquisas científicas realizadas nas unidades de conservação sob sua administração.
Até o momento, foram realizados treze encontros com foco central nas UCs estaduais do Rio de Janeiro, e ainda 2 encontros sobre as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e o 1º Encontro Científico sobre Uso e Conservação de Montanhas, que teve como fio condutor os estudos realizados nos ambientes de montanha de todo o Brasil, e sua aplicação na preservação destes espaços.

Para conhecer mais sobre os Encontros Científicos, clique nos links abaixo para download dos anais dos eventos já realizados.

II Encontro Científico de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – 2020

I Encontro da Reserva Biológica de Guaratiba – 2020

I Encontro Científico de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – 2017

I Encontro Científico da Reserva Biológica Estadual de Araras – 2016

II Encontro Científico do Parque Estadual da Pedra Branca – 2016

II Encontro Científico do Parque Estadual da Costa do Sol – 2016